Conecte-se conosco

Mundo

Brasil pede na ONU fim de sanção contra Venezuela e propõe diálogo entre as instituições internacionais

O posicionamento brasileiro foi criticado por membros da oposição venezuelana, que estavam na sala acompanhando o encontro.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva pediu que as sanções impostas sobre Nicolás Maduro e seus aliados na Venezuela sejam retiradas e que a relação entre as instituições internacionais e Caracas seja baseada no diálogo. O apelo foi feito durante uma reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU destinada a tratar das violações cometidas pelo regime bolivariano e a situação da população local.

O posicionamento brasileiro foi criticado por membros da oposição venezuelana, que estavam na sala acompanhando o encontro.

Numa intervenção nesta segunda-feira (25), a delegação do Itamaraty destacou que, assim como o Alto Comissariado da ONU, o Brasil está “preocupado” com as sanções. Segundo o governo brasileiro, elas tem “forte impacto sobre a situação humanitária e de direitos humanos, e devem ser retiradas.”

Ao longo dos últimos anos, americanos e europeus proliferaram medidas de sanções unilaterais contra o governo de Maduro, o que foi denunciado pelo governo local como um obstáculo para garantir o atendimento à população. Para os EUA, porém, não são as sanções que determinam a crise, e sim a administração de Maduro.

Hoje, 6 milhões de venezuelanos vivem fora do país, como resultado do colapso da economia local e da repressão, principalmente nos países vizinhos.

Para o governo brasileiro, o pedido de fim das sanções cumpre uma tradição do país de contrariar qualquer medida que não passe pelo Conselho de Segurança da ONU. Internamente, o governo também estima que tais medidas apenas aprofundaram a crise e que apenas uma normalização permitirá que, na Venezuela, haja um entendimento para que as eleições presidenciais de 2024 ocorram em condições adequadas.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =