Conecte-se conosco

Manaus

Ruas de Manaus terão mais 20 novos radares de velocidade nos próximos três meses, anuncia IMMU

A informação foi dada pelo vice-presidente de Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Edson Leda Júnior, em entrevista ao Jornal do Amazonas 1ª edição.

O vice-presidente de Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Edson Leda Júnior, informou, em entrevista ao Jornal do Amazonas 1ª edição, da TV Amazonas, que nos próximos três meses, pelo menos 20 novos equipamentos devem ser implantados em diferentes pontos da cidade ainda não divulgados. Um deles está sendo instalado na Avenida Coronel Jorge Teixeira (Estrada da Ponta Negra), quase em frente ao supermercado Yroyak. De acordo com o IMMU, a previsão é que 41 radares sejam instalados até o final de 2025.

“Nós estamos fazendo a implantação e, de fato, para os três próximos meses nós já temos a previsão de pelo menos mais 20 pontos instalados na cidade, para que nós possamos, assim, trazer segurança para a população”, afirmou Edson Leda Júnior.

Para a instalação dos novos radares, ele informou que está o IMMU se baseando em estudos de engenharia de tráfego, levando em conta, por exemplo, as dez principais vias com registros recorrentes de acidentes com mortes, além de cruzamentos com alta incidência de avanço de sinal.

Atualmente, sete radares estão em funcionamento, os equipamentos começaram a ser instalados no primeiro semestre de 2024 e passaram a operar em janeiro deste ano.

Veja a lista:

  • Avenida do Turismo – Ponta Negra – sentido Complexo Turístico Ponta Negra
  • Avenida do Turismo, oposto Condomínio Mediterrâneo I – Tarumã sentido Aeroporto Eduardo Gomes
  • Avenida do Turismo / Avenida Thales Loureiro – Ponta Negra sentido Complexo Turístico Ponta Negra
  • Avenida do Turismo, oposto ao Residencial Viver Tarumã – Tarumã-Açu Sentido Oeste
  • Avenida do Turismo, em frente ao Condomínio Viva Vida Tarumã – Tarumã sentido Leste
  • Avenida do Turismo, Escola Municipal Marechal Cândido Rondon/ponte do Igarapé da Bolívia – Tarumã sentido Norte
  • Avenida do Turismo, oposto a empresa Vida Film, Tarumã sentido Oeste

“Hoje nós temos, atualmente, apenas sete equipamentos em funcionamento, que estão todos no Rodoanel, Rapidão e Avenida do Turismo. Somente esses estão em funcionamento”, destacou o vice-presidente do IMMU.

Ainda segundo o órgão, a redução de acidentes já foi percebida nos locais onde os primeiros radares foram instalados. Edson Leda revelou que apenas um acidente com morte foi registrado desde o início de operação do equipamento.

Reunião

Em reunião na segunda-feira (14/04) de representantes da Prefeitura de Manaus e do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), foi discutida a implantação de novos equipamentos, aferição e operação dos radares eletrônicos de controle de velocidade na capital.

Segundo o IMMU, foram apresentados os critérios técnicos utilizados para definir os locais prioritários para a instalação dos equipamentos, que consideram dados de engenharia de tráfego e registros de acidentes graves e fatais. O encontro também serviu para estabelecer o papel de cada órgão no processo e os protocolos de verificação obrigatórios antes da entrada em funcionamento dos radares.

Antes da entrada em operação dos novos radares, a Prefeitura de Manaus informou que irá comunicar a população sobre os novos equipamentos por meio da imprensa e de redes sociais.

“Estamos alinhados com os serviços para que a população se sinta segura a passar pelo equipamento e saber que foi feita a aferição daquele radar. Temos uma equipe de Engenharia de Trânsito que verifica os locais onde ocorrem mais sinistros fatais. É a partir desses estudos que são indicados os pontos de instalação dos radares, tanto de excesso de velocidade quanto de avanço de sinal vermelho”, afirmou Edson Leda.

Quanto ao radar em semáforo, o IMMU ressaltou que, ainda que a legislação não obrigue o aviso de existência de radares nesses pontos, o órgão municipal irá sinalizar os cruzamentos onde serão instalados a fiscalização eletrônica para coibir avanço de semáforo.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezessete =