Conecte-se conosco

Manaus

Prefeitura de Manaus orienta população a se vacinar contra influenza até o dia 31 de janeiro

As salas de vacina da Semsa estão distribuídas em todas as zonas da cidade e incluem unidades básicas de horário ampliado.

prefeitura-de-manaus-orienta-p

Com o objetivo de reforçar a prevenção de síndromes respiratórias e gripais, a Prefeitura de Manaus está orientando a população a se vacinar contra a influenza (gripe) até o dia 31 de janeiro, data prevista para o encerramento da campanha de imunização contra a doença na capital. A vacina é indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade e está disponível em mais de 160 pontos gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Segundo a Prefeitura, a vacinação é a principal ferramenta para a prevenção da gripe, contribuindo para reduzir complicações, hospitalizações e óbitos, em especial entre grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos e está disponível para todas as faixas etárias, e quanto mais pessoas se vacinarem, melhor, pois isso colabora para diminuir a circulação do vírus e reduzir o risco de casos graves e internações, além de proteger as populações mais suscetíveis à doença.

As salas de vacina da Semsa estão distribuídas em todas as zonas da cidade e incluem unidades básicas de horário ampliado, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. A lista de pontos, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada no site manaus.am.gov.br/semsa, no item “Vacinação”, ou pelo link direto bit.ly/salasinfluenza. É preciso apresentar documento oficial de identidade, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e, se tiver, cartão de vacina.

A campanha de vacinação contra a influenza iniciou em Manaus no dia 2 de setembro do ano passado, com a imunização de pessoas de 18 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. No final de novembro, a estratégia foi ampliada, passando a atender todos os públicos a partir de 6 meses de idade. Até esta quinta-feira, 9/1, de acordo com dados da Semsa, foram aplicadas 336.310 doses da vacina influenza trivalente nos pontos de imunização da capital. O percentual de cobertura vacinal contra a doença é de 44,28%, considerando crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias do parto) e indígenas, abaixo da meta de 90% estabelecida para esses grupos.

Ao lado da vacinação, outros cuidados básicos podem contribuir para a prevenção da doença, incluindo lavar as mãos com água e sabão com frequência, evitar o contato próximo com pessoas infectadas e evitar tocar olhos, boca e nariz.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − quatro =