Conecte-se conosco

Manaus

Manaus: chuva deixa ruas e avenidas intrafegáveis; prefeitura adia campanha de vacinação

A Central de Emergência 199 da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus, da Prefeitura de Manaus, registra 42 ocorrências ocasionadas pela forte chuva que, segundo o Inmet , já ultrapassa os 111 milímetros

A chuva que começou na madrugada desta segunda-feira, em Manaus, provocou alagamento e deslizamentos de barrancos em vários bairros da cidade, segundo a Defesa Civil. De acordo com o órgão, não há registro de feridos ou mortos. Todos os igarapés da cidade subiram e muitos transbordaram, invadindo áreas em suas margens.

A Prefeitura de Manaus informou que, devido à forte chuva, adiará o início da campanha de vacinação contra a gripe, que deveria ter início nesta terça-feira, 24/3. Hoje, o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ficará concentrado no cadastro dos idosos a partir de 60 anos, que deve ser feito on-line no site da Semsa, ou diretamente no link:http://imuniza.manaus.am.gov.br/cadastro/first  . Para os idosos acompanhados pela Estratégia Saúde da Família (ESF), as equipes seguirão os cadastros individuais já existentes.

O primeiro balanço fechado às 10h, desta segunda-feira, 23/3, pela Central de Emergência 199 da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus, da Prefeitura de Manaus, registra 42 ocorrências ocasionadas pela forte chuva que, conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já ultrapassa os 111 milímetros para a cidade de Manaus.

“Estamos em monitoramento desde as primeiras horas da chuva com as prioridades de atendimento nas situações de desabamento e deslizamento. Todas as ocorrências registradas até o momento já estão na programação de atendimento”, explicou a diretora de Operações do órgão, Bibiane Araújo.

O Departamento de Operação informa que não há vítimas nas referidas ocorrências e que o Disk 199 está em funcionamento 24h.

Alagação na rua de acesso ao Conjunto João Bosco (Flores) – Reprodução Trânsito Manaus

As imagens de satélite dos sites especializados mostram a forte formação e concentração de nuvens de chuva sobre a região de Manaus. No outono, a Zona de Convergência Intertropical que atua em parte do Amapá e no Amazonas e no centro-leste de Rondônia, as instabilidades vão favorecer a formação de muitas nuvens carregadas. Nestas áreas, chove a qualquer hora do dia de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento, informa o site Climatempo.

Avenida Torquato Tapajós, em frente do Clube Municipal (Reprodução-WathsApp)

A página do site Trânsito Manaus, no Facebook, tem mais informações repassadas pelos seguidores do site.

Avenida Torquato Tapajós, em frente do Clube Municipal (Reprodução-WathsApp)

Nas redes sociais há vídeos e imagens de pontos de alagamentos na Avenida Torquato Tapajos (ambos sentidos), próximo ao Clube Municipal; na Rua Dallas (entre Flores e Parque 10); na rua da Prosperidade (atrás do DB da Ponta Negra); em frente ao Conjunto João Bosco (Flores); na Avenida José Henriques (rua de exames do Detran); na Rua das Flores (atrás da Frigelo da Torquato Tapajos); no Conjunto Aruanã (Ponta Negra) e na Avenida Brasil (Compensa).

Avenida Brasil com Avenida São Pedro, no bairro Compensa (Reprodução/WathsApp)

 

Pátio de estacionamento da carros de revendedora, à margem do Igarapé do Mindu, no bairro Parque 10.

Imagens de satélite mostram a concentração de nuvens carregadas em Manaus (Reprodução – Inmet)

Nos bairros Novo Israel e Colônia Terra Nova, ambos na Zona Norte da cidade, a Defesa Civil registrou dois casos de deslizamento de barranco. Nos bairros Monte das Oliveiras, Manoa e São José I, recebeu informações de ocorrências de alagamento.

O Eros Motel (localizado na avenida Torquato Tapajós) está com quatro casais presos por conta da alagação.
A equipe do Auto Bomba Tanque (ABT-24) do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA) está no local aguardando a chegada do bote para retirada das vítimas.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 19 =