Manaus
Índice Firjan aponta Manaus entre as melhores gestões fiscais do Brasil
A capital do Amazonas se posicionou como a 6ª melhor capital do Brasil no IFGF Geral, publicado em setembro deste ano pela Firjan.

Manaus mantém resultado de excelência no Índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) de Gestão Fiscal (IFGF) de 2025 (ano-base 2024), consolidando-se como uma das capitais com a administração pública mais eficiente do país. A capital do Amazonas se posicionou como a 6ª melhor capital do Brasil no IFGF Geral, publicado em setembro deste ano pela Firjan.
O IFGF é um indicador desenvolvido pelo Sistema Firjan para avaliar a situação fiscal das prefeituras brasileiras e contribuir para uma gestão pública eficiente e democrática. Com uma pontuação de 0,9129, em uma escala de 0 a 1, Manaus manteve o selo de “Gestão de Excelência”, conceito atribuído às capitais com pontuações superiores a 0,8 ponto.
Para o secretário Municipal de Finanças, Planejamento e Controle Interno (Semef), Clécio Freire, o feito reflete a responsabilidade fiscal e o trabalho contínuo desenvolvido pela Prefeitura de Manaus em planejamento e gestão.
“Os resultados demonstram o êxito do objetivo estratégico da gestão do prefeito David Almeida, de estar entre as melhores capitais em gestão fiscal, ação essa que é parte integrante do planejamento estratégico ‘Manaus Cidade Global’. A gestão fiscal rigorosa e eficiente, evidenciada pelos resultados da Firjan, coloca Manaus em uma posição privilegiada para atrair investimentos e continuar executando projetos que visam o desenvolvimento social e a infraestrutura da cidade”, destacou o secretário da Semef.
Indicadores
O desempenho notável de Manaus no IFGF é solidamente reforçado pelos resultados máximos alcançados em seus subindicadores, que avaliam áreas críticas da administração municipal, atestando a excelência da gestão da cidade.
Em termos de IFGF Autonomia, que mede a capacidade do município de se sustentar, Manaus obteve a pontuação máxima (1,0000) em todo o histórico observado entre 2013 e 2024. Este índice indica que a prefeitura possui plena capacidade de gerar receitas suficientes para cobrir seus custos de existência.
Adicionalmente, no indicador IFGF Investimentos, a capital amazonense também alcançou a pontuação máxima (1,0000) no ano-base 2024, destacando-se entre as 8 melhores capitais do país. Essa performance não só a coloca na classificação de “Excelência em Gestão” neste quesito, como também reflete sua alta capacidade de aplicar recursos de forma eficiente para gerar bem-estar e competitividade na cidade.
Por fim, no IFGF Gastos com Pessoal, Manaus manteve o índice de 1,0000 em 2022, o que a classificou em 1º lugar no ranking nacional, posição essa compartilhada com outras 11 capitais.
A publicação completa está disponível no endereço: https://firjan.com.br/ifgf/consulta-ao-indice.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário