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Economia

Vendas do comércio amazonense desaceleram 0,5%, em fevereiro, aponta IBGE

As vendas no comércio varejista no país variaram -0,1% na passagem de janeiro para fevereiro

A desigualdade de renda no Brasil é ainda maior do que o imaginado, diz FGV. (Foto:Reprodução)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (25/04) que o volume de vendas do comércio varejista amazonense foi 0,5% menor em fevereiro, frente a janeiro. Mas na comparação com fevereiro de 2022, houve alta de 0,9%. Com os primeiros resultados de 2023, o volume de vendas do comércio acumula 1,0% de alta no ano; e no índice acumulado nos últimos 12 meses, apresenta queda de 1,0%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE.

As vendas no comércio varejista no país variaram -0,1% na passagem de janeiro para fevereiro. Frente a fevereiro de 2022, as vendas cresceram 1,0%, acumulando alta de 1,3% nos últimos doze meses e de 1,8% no ano.

Esta divulgação faz parte da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas da sociedade. São atualizações já previstas e implementadas periodicamente pelo IBGE.
Varejo ampliado do AM cresce 1,3%, em fevereiro

Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes, peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas em fevereiro de 2023 mostrou aumento de 1,3% nas vendas frente a janeiro (-0,6%). Na comparação com fevereiro de 2022, houve alta de 1,9%, e no acumulado no ano, alta de 1,6%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o volume do comércio ampliado apresenta queda de 2,7%.

Vendas têm resultados negativos em 14 das 27 UFs pesquisadas

Na passagem de janeiro para fevereiro de 2023, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista mostrou variação de -0,1% com resultados negativos em 14 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Paraíba (-11,5%), Espírito Santo (-5,2%) e Piauí (-1,9%). Por outro lado, houve altas em 13 UFs, entre janeiro e fevereiro, com destaque para: Roraima (2,7%), Maranhão (2,0%) e Amapá (1,8%). O Amazonas (-0,5%) aparece numa posição intermediária do ranking (17º).
Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, o crescimento entre janeiro e fevereiro de 2023 foi de 1,7% com resultados positivos em 22 das 27 unidades da federação, com destaque para: Pará (8,4%), Mato Grosso (6,8%) e Maranhão (6,0%). O Amazonas, com 1,3% de alta no mês, aparece em 13º lugar do ranking das UFs. Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 5 das 27 UF, com destaque para Paraíba (-7,9%), Sergipe (-2,8%) e Espírito Santo (-1,4%).
Receita do comércio sobe 0,9% em fevereiro, e acumula 5,0% de alta no ano

Em fevereiro, em relação ao mês anterior, a receita nominal de vendas do comércio amazonense obteve alta de 0,9%. Na comparação com fevereiro de 2022, a alta foi de 4,5%; e no acumulado dos últimos 12 meses, houve alta de 4,9%.
A alta na receita nominal de vendas do comércio varejista do Amazonas em fevereiro (0,9%) foi a 9ª maior entre as unidades federativas. As maiores quedas foram as da Paraíba (-12,0%), Espírito Santo (-4,6%) e Rondônia (-2,3%); e as maiores altas foram as de Roraima (2,2%), Amapá (1,7%) e Acre (1,5%).
Receita do comércio ampliado cresce 2,4% em fevereiro

Em fevereiro, a receita do varejo ampliado amazonense cresceu 2,4%, frente a janeiro. Na comparação com janeiro do ano anterior, a alta foi ainda maior, de 6,8%; no acumulado no ano, houve alta de 6,9%, e no acumulado dos últimos doze meses, o indicador alcançou 5,0% de alta.
A alta de 2,4% na receita do comércio ampliado do Amazonas, em fevereiro, foi a 8ª maior entre as unidades federativas. As maiores quedas foram as da Paraíba (-7,1%), Sergipe (-2,6%) e Espírito Santo (-0,8%); e as maiores altas foram as do Pará (9,0%), Mato Grosso (8,8%) e Maranhão (6,6%).

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