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Economia

Projeto converte valor de compras online para reflorestar a Amazônia

Cada R$ 50 gastos em lojas que integram iniciativa gera uma unidade de muda para áreas atingidas pelo desmatamento em Roraima.

A possibilidade de fazer compras via internet e receber parte do dinheiro de volta, o chamado cashback, é uma das ferramentas utilizadas no mercado para atrair e fidelizar clientes. Mas, e se uma porcentagem retornada de uma venda fosse revertida em mudas para reflorestamento na Amazônia? Unir a praticidade do comércio virtual e as ações de sustentabilidade é o que move o projeto Treeback, desenvolvido há pouco mais de um ano com foco em cuidar das áreas atingidas pelo desmatamento em Roraima.

O idealizador da startup, Amaury Cerqueira, de 53 anos, nutria há tempos uma preocupação com as medidas de preservação ambiental de um modo geral, e usou seus conhecimentos em tecnologia para organizar o site da empresa e colocá-lo no ar. A iniciativa foi contemplada, em 2021, pelo edital de aceleração Inova Amazônia, lançado pelo Sebrae para negócios focados em bioeconomia. “Eu vi a grande chance de conseguir tirar o projeto do papel, ficar um período sendo acelerado e tentar fazer o negócio acontecer”, diz.

Os dados mais recentes da empresa, diz ele, dão conta de que 20 mil árvores já foram plantadas no total. As mudas estão presentes em zonas ribeirinhas e territórios indígenas. Segundo o empreendedor, há uma preocupação de que, além do reflorestamento, as plantas instaladas nos locais possam gerar sustento para os moradores. “A gente trabalha com mudas frutíferas para que essas comunidades consigam, no futuro, ter uma renda a partir delas”.

Expansão

De olho no crescente interesse internacional pelo resgate de áreas desmatadas na Amazônia, Amaury quer levar o modelo de negócios para o mercado internacional, e as parcerias devem começar pelos países europeus. Está também nos planos a atuação no mercado de crédito de carbono e a utilização de tecnologias que permitam o investimento de clientes em reflorestamento a partir de máquinas em espaços de uso público, como estações de transportes e supermercados. “Nosso principal objetivo é conseguir chegar cada vez mais nas pessoas, tocá-las com relação à questão climática”.

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