Conecte-se conosco

Economia

Produção de motocicletas na Zona Franca de Manaus tem melhor novembro em dez anos, aponta Abraciclo

Volume é 2,1% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado e próximo ao atingido em outubro.

Levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) revela que 131.947 unidades saíram das linhas de montagem das fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) em novembro. O volume é 2,1% superior na comparação com o mesmo mês do ano passado e representa estabilidade frente aos números de outubro. Esse foi o melhor desempenho para o mês desde 2013.

No acumulado do ano, foram produzidas 1.454.955 unidades, alta de 9,6% na comparação com o mesmo período de 2022. Esse é também o melhor resultado em 11 anos.

O resultado alcançado reflete o empenho das fabricantes em superar as dificuldades impostas pela estiagem. “Os impactos foram minimizados, graças ao esforço da indústria em buscar alternativas logísticas para manter o mercado abastecido”, explica Marcos Bento, presidente da Abraciclo.

Na avaliação do executivo, a procura pela motocicleta deve manter tendência de alta nos próximos meses. “É um veículo com preço acessível, econômico e de baixo custo de manutenção. Além disso, é uma opção para evitar os congestionamentos nos grandes centros urbanos”, explica.

A estimativa da Abraciclo é fechar o ano com 1.560.000 motocicletas produzidas, volume 10,4% superior ao registrado em 2022.

O emplacamento de motocicletas em novembro totalizou 130.514 unidades, crescimento de 5,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. Esse foi o melhor resultado para o mês desde 2011. Na comparação com outubro, as vendas no varejo recuaram 5,2%.

De janeiro a novembro foram emplacadas 1.449.235 unidades, o que representa alta de 17,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em termos porcentuais, as motocicletas de alta cilindrada registraram o maior crescimento. Foram emplacadas 3.960 unidades no décimo primeiro mês do ano, o que representa elevação de 7,6% em relação às 3.682 motocicletas licenciadas em novembro de 2022.

Em números absolutos, a liderança é das motocicletas de baixa cilindrada. Foram emplacadas 109.006 motocicletas, o que representa 83,5% de participação no mercado.

A projeção da Abraciclo é que 1.511.000 motocicletas sejam vendidas no varejo em 2023, aumento de 10,9% na comparação com 2022.

Exportações

Nas mesmas comparações, a indústria de motocicletas do Polo de Manaus exportou 1.436 motocicletas em novembro, volume 61,1% menor frente ao mesmo mês do ano passado e 28,8% inferior ao registrado em outubro.

No acumulado do ano, as associadas da Abraciclo embarcaram 31.862 motocicletas para o exterior, retração de 38% em relação ao mesmo período de 2022.

A Abrciclo representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 16,3 mil empregos diretos em Manaus/AM.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =