Conecte-se conosco

Economia

Pesquisa: 60% dos brasileiros vão usar 13º para pagar contas, mas 34% pensam em guardar

Dados, divulgados em análise feita pela fintech meutudo, mostram que brasileiros estão começando a pensar mais em planejamento e construção de reserva.

pesquisa-60-dos-brasileiros-va

Você já pensou no que vai fazer com o seu 13º terceiro salário? Uma pesquisa feita com 5.414 pessoas pela fintech neutudo mostra que mais da metade (60%) estão contando com o dinheiro para pagar as contas. Porém, um outro número chama atenção: pelo menos 34% disseram que pretendem guardar ou investir a gratificação.

Os dados ilustram que, enquanto a maior fatia dos brasileiros ainda usa o 13º para pagar as contas, demonstrando a dependência desse adicional para fechar o ano no verde, muitos já estão começando a pensar em planejamento. Na visão do CEO da fintech, Marcio Feitoza, o cenário é de um “brasileiro dividido entre a necessidade imediata e o desejo de construir uma reserva”.

— Mesmo quem não tem sobra no mês começa a buscar alternativas de organização financeira, e o 13º vira uma oportunidade de iniciar esse movimento — explica Feitoza, acrescentando: — Esse dado reforça que, mesmo com renda apertada, há espaço para melhorar a relação com o dinheiro e evitar decisões impulsivas no fim do ano.

E por falar em planejamento, 55% dos entrevistados afirmaram que sempre programam o que vão fazer com o 13º salário. Outros 23% disseram que fazem isso apenas em algumas situações, enquanto 22% decidem o que vão fazer com o dinheiro na hora.

Quanto ao impacto desse valor na renda, 71% disseram que a gratificação ajudará bastante a reorganizar o orçamento de fim de ano.

O 13º salário foi instituído em 1965. De acordo com a lei, ele deve ser pago pelo empregador até o dia 20 de dezembro de cada ano. Ele pode ser pago de maneira integral ou em duas parcelas — a primeira corresponde a 50% do valor e é depositada sem descontos.

Entre os entrevistados, 54% receberão o valor integralmente, enquanto 10% vão receber a segunda parcela. Outros 36% não devem receber o benefício.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dois =