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Economia

Lojas virtuais brasileiras sofreram mais de 5 milhões de tentativas de fraude em 1 ano

Segundo Mapa da Fraude, realizado pela ClearSale, as principais fraudes são com celulares, eletrônicos e itens de Informática

Cada vez mais presentes no Brasil, as lojas virtuais sofreram 5,5 milhões de tentativas de fraude entre 2021 e 2022. Os dados são do Mapa da Fraude, realizado pela ClearSale, empresa especializada em solução, prevenção e gerenciamento de risco. O documento aponta que entre as tentativas registradas, as principais fraudes ocorrem na compra de celulares (8,2%), eletrônicos (8,0%) e itens de informática (4,3%). As informações são do Extra.

Vice-presidente da Tenerity no Brasil e na Espanha, empresa especialista em fidelidade lucrativa, Eduardo Esparza comenta sobre a popularidade do comércio on-line e alerta para a necessidade de construir um espaço mais seguro para os usuários.

— O e-commerce é uma das modalidades de venda mais populares para os consumidores, principalmente para quem já tem o hábito de pesquisar e comparar preços e produtos no meio digital. Entretanto, é preciso construir uma plataforma segura para os usuários. Dados sensíveis como números de cartão de crédito ou informações pessoais devem ser criptografas com certificados digitais e toda a operação precisa passar por extenso planejamento anti-fraude — avalia.

De acordo com relatório divulgado pela NuvemShop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, o Brasil contabiliza 59% de suas lojas dedicadas ao comércio on-line. Apesar da expansão da modalidade, é preciso que empresas e consumidores estejam atentos aos riscos.

Risco para empresas e clientes

As empresas podem enfrentar perdas financeiras relacionas a estornos de pagamentos, custos de investigação e processos judiciais, e ter a sua reputação prejudicada. Já os consumidores podem sofrer perdas financeiras por compras não autorizadas e roubo de identidade, sem contar o estresse emocional.

Sócio da DARYUS Consultoria, especialista em Cibersegurança e Proteção de Dados, Cláudio Dodt, alerta que o risco não é restrito às grandes empresas. Donos de pequenos negócios também precisam estar atentos.

— Os pequenos negócios também podem ser alvos, uma vez que os fraudadores buscam vulnerabilidades em sistemas e processos que possam explorar. Eles podem, inclusive, perceber que pequenas empresas têm menos recursos e expertise para implementar medidas de segurança, tornando-as alvos potencialmente mais fáceis. Por isso, é essencial que empresas de todos os tamanhos estejam atentas às ameaças e implementem medidas de proteção adequadas — explica.

A pedido do EXTRA, Dodt cita algumas dicas e cuidados tanto para pequenos empreendedores, quanto para clientes se protegerem de possíveis fraudes. Veja abaixo algumas dicas para aumentar a segurança:

Para os lojistas

Invista em soluções de segurança: adote soluções de segurança robustas, como firewalls, antivírus e sistemas de detecção de intrusão.

Além disso, considere a utilização de serviços especializados de prevenção de fraudes;

Criptografia e certificados SSL: utilize criptografia para proteger dados confidenciais, como informações de pagamento e detalhes pessoais dos clientes. Obtenha um certificado SSL para garantir a segurança do tráfego entre o site e os clientes;

Autenticação de dois fatores (2FA): implemente a autenticação de dois fatores para aumentar a segurança das contas de clientes e administradores;

Treinamento e conscientização: treine seus funcionários sobre as melhores práticas de segurança da informação e mantenha-os informados sobre as ameaças mais recentes e como identificá-las;

Monitore e atualize: monitore regularmente o desempenho e a segurança do seu site e mantenha seus sistemas atualizados para proteger contra vulnerabilidades conhecidas.

Para clientes

Verifique a segurança do site: antes de inserir informações pessoais ou de pagamento, verifique se o site possui um certificado SSL e se a URL começa com “https://” em vez de “http://”;

Use senhas fortes e únicas: crie senhas complexas e únicas para cada conta online e considere usar um gerenciador de senhas para facilitar a organização;

Fique atento a golpes de phishing: desconfie de e-mails, mensagens de texto ou ligações solicitando informações pessoais ou financeiras. Não clique em links suspeitos e verifique a legitimidade da comunicação antes de responder;

Monitore suas transações: acompanhe regularmente as transações em suas contas bancárias e cartões de crédito para identificar atividades suspeitas;

Prefira métodos de pagamento seguros: utilize métodos de pagamento seguros e confiáveis, como cartões de crédito ou serviços de pagamento online que ofereçam proteção ao consumidor em caso de fraude. Evite transferências bancárias diretas e outros métodos de pagamento irreversíveis.

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