Conecte-se conosco

Economia

Governo divulga marcas que terão isenção para importar carros; veja a lista

O valor não é individual para cada empresa: o teto será dividido entre todas, conforme critérios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Foto: Agência Brasil/EBC

O governo federal publicou no sistema oficial Siscomex a lista de 16 montadoras habilitadas a importar veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos no formato CKD (completamente desmontado) e SKD (semi-desmontado) com alíquota zero de imposto de importação, até o limite global de US$ 463 milhões. A medida vale por seis meses e foi regulamentada pela Portaria Secex nº 420/2025.

Quem está na lista: Audi, BMW, BYD, Caoa Chery, GAC, GWM, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Kia Motors, Mercedes-Benz, Omoda-Jaecoo, Porsche, Renault, Toyota e Volvo.

O valor não é individual para cada empresa: o teto será dividido entre todas, conforme critérios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O cenário das empresas
Das 16, nove já têm operação industrial no Brasil ou planeja inaugurar sua planta em breve: Audi, BMW, BYD, Caoa Chery, GWM, Honda, Hyundai, Renault e Toyota.

Entre elas, Honda, Hyundai, Toyota e Renault chamam a atenção por não terem anunciado previamente planos de montagem CKD/SKD, mas agora podem usar o benefício para trazer modelos eletrificados ainda não produzidos localmente.

Na outra ponta, embora estejam na lista, Kia, Volvo, Porsche e Mercedes-Benz dificilmente vão usar a cota, já que suas operações no país são focadas em importação de veículos prontos, sem montagem local. Omoda-Jaecoo e GAC ainda não possuem unidade fabril em funcionamento e dificilmente conseguiriam estruturar uma linha de montagem no prazo de seis meses

Leia mais no UOL


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 14 =