Conecte-se conosco

Economia

Estudo aponta salário das mulheres 12,9% menor que dos homens em 2023, no serviço público

O estudo aponta que “o esforço de qualificação empreendido pelas servidoras nos últimos dez anos ainda não resultou em aumento significativo das oportunidades na ocupação de cargos e funções de liderança por elas.”

estudo-aponta-salario-das-mulh

Assim como acontece no setor privado, as mulheres que trabalham no serviço público têm uma remuneração inferior aos homens. Em 2023, elas receberam 12,9% menos. De acordo com um levantamento realizado pelo ministério da Gestão e Inovação (MGI), a média de salários das mulheres no ano passado foi de R$ 9.998,00, enquanto a dos homens foi de R$ 11.475,98.

O número não sofreu grandes variações desde 2014. Na época, a média dos salários femininos era equivalente a 87,7% dos salários masculinos. A maior discrepância nos salários foi observada em 2019, quando o número chegou a 83,7%. De acordo com o estudo, as diferenças estão relacionadas à “menor proporção de mulheres que ocupam cargos e funções de liderança, que oferecem remunerações mais elevadas”.

Desde 2014, o índice de mulheres em cargos de liderança no serviço público não passou de 41,1%. A menor porcentagem foi em 2020, quando a representação feminina alcançou 38,1% contra 61,9% de representantes masculinos. Em 2023, o número foi de 41%.

O estudo aponta que “o esforço de qualificação empreendido pelas servidoras nos últimos dez anos ainda não resultou em aumento significativo das oportunidades na ocupação de cargos e funções de liderança por elas.”

Em janeiro de 2024, o percentual de mulheres no setor público foi de 41,6%, enquanto os homens representaram 58,4% da força de trabalho. Uma das justificativas para isso é que, nos últimos 10 anos, ingressaram mais homens que mulheres no serviço público. Nos concursos públicos realizados em 2022, por exemplo, 61,4% dos contratados eram homens e apenas 38,6% mulheres.

A expectativa do Ministério da Gestão e Inovação é que ocorra um aumento da participação da mulher no serviço público com a realização, em maio, do primeiro Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como Enem dos Concursos. As mulheres representam 56,2% do total de mais de dois milhões de inscritos.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =