Conecte-se conosco

Economia

Em novembro houve queda na produção indústria de produtos com grande concentração na Zona Franca de Manaus, aponta pesquisa do IBGE

Em relação a novembro de 2024,a produção industrial nacional teve recuo de 1,2%. O acumulado no ano foi de 0,6% e o dos últimos 12 meses chegou a 0,7%.

em-novembro-houve-queda-na-pro

A produção de eletrodomésticos da “linha marrom” caiu 10,3% e da “linha branca”, 6,7%, em novembro de 2025, com relação a novembro do ano anterior, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quinta-feira (8), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Grande parte da produção nacional de itens das linhas branca e marrom, especialmente televisores e equipamentos de climatização, é realizada no Polo Industrial de Manaus (PIM). A linha branca foca em produtos domésticos como geladeira, máquina de lavar e fogão; a linha marrom abrange produtos de entretenimento e comunicação, como TV, som e videogames.

De acordo com o IBGE, a produção de equipamentos de informática e produtos eletrônicos, caiu 5,7% em novembro, com relação ao mesmo período de 2024.

em-novembro-houve-queda-na-proEm novembro de 2025, a produção industrial nacional mostrou variação nula (0,0%) frente a outubro, na série livre de influências sazonais. Em relação a novembro de 2024, houve recuo de 1,2%. O acumulado no ano foi de 0,6% e o dos últimos 12 meses chegou a 0,7%.

Entre as grandes categorias econômicas, o perfil dos resultados para os onze meses de 2025 mostrou maior dinamismo para os segmentos de bens de consumo duráveis (3,0%) e de bens intermediários (1,7%), impulsionados, em grande medida, pela maior produção de automóveis (3,6%), eletrodomésticos da “linha marrom” (3,7%) e motocicletas (13,7%), no primeiro; e de óleos brutos de petróleo, no segundo.

Na comparação com igual mês do ano anterior, o setor industrial mostrou recuo de 1,2% em novembro de 2025, com resultados negativos em 3 das 4 grandes categorias econômicas, 16 dos 25 ramos, 51 dos 80 grupos e 54,4% dos 789 produtos pesquisados. Vale citar que novembro de 2025 (19 dias) teve o mesmo número de dias úteis que igual mês do ano anterior (19).

Entre as atividades, as principais influências negativas no total da indústria foram assinaladas por coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-9,2%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-7,0%), pressionadas, em grande medida, pela menor produção dos itens óleo diesel, querosenes de aviação, álcool etílico e gasolina automotiva, na primeira; e caminhão-trator para reboques e semirreboques, automóveis, reboques e semirreboques, caminhões e autopeças, na segunda.

Vale destacar também as contribuições negativas registradas pelos setores de produtos de metal (-6,8%), de produtos químicos (-1,8%), de produtos de madeira (-12,4%), de bebidas (-4,2%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-5,3%), de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (-7,5%), de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-5,7%) e de móveis (-5,8%).


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =