Economia
Comércio digital gera R$ 11,3 bilhões em vendas para pequenas e médias empresas, revela consultoria
Valor representa um crescimento de mais de 100% em dois anos, de acordo com levantamento realizado pela consultoria PwC

As pequenas e médias empresas (PMEs) que vendem por meio do marketplace da Amazon Brasil movimentaram R$ 11,3 bilhões em 2024, segundo relatório divulgado nesta semana pela própria companhia. O valor representa um crescimento de mais de 100% em dois anos, de acordo com levantamento realizado pela consultoria PwC.
O relatório, intitulado “Amazon Brasil: Impulsionando PMEs que transformam a economia nacional”, destaca o papel da plataforma no fortalecimento de negócios de menor porte no país. Segundo a empresa, mais de 100 mil vendedores atuam no marketplace brasileiro e, apenas em 2024, cerca de 50 mil passaram por programas de capacitação — um aumento de 65% em relação ao ano anterior.
Ainda conforme os dados apresentados, o marketplace teve impacto direto na geração de mais de 170 mil empregos, somando efeitos diretos, indiretos e induzidos. A estimativa é que cada R$ 1 vendido na plataforma gere R$ 1,80 em valor para a economia nacional.
A empresa também afirmou ter expandido sua infraestrutura no Brasil com 70 novos polos logísticos e mais de 150 milhões de produtos disponíveis em mais de 50 categorias. Além das vendas, outras frentes de atuação citadas incluem o apoio a startups por meio da nuvem da AWS, programas de logística e ações voltadas a autores independentes e desenvolvedores.
Como parte da estratégia para atrair e capacitar novos empreendedores, a Amazon promove no próximo dia 6 de maio, em São Paulo, o evento Conecta, voltado à comunidade de vendedores da plataforma. A edição de 2025 contará com palestras de nomes como Caito Maia, Nath Finanças e Rita Batista.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário