Brasil
Trabalho do Congresso é desaprovado por 51%; aprovação é de 42%, diz pesquisa Quaest
Foram consideradas 2.004 entrevistas, realizadas entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

O trabalho que vem sendo desenvolvido pelos parlamentares do Congresso Nacional é desaprovado por 51% da população, de acordo com uma pesquisa Genial Quaest, divulgada nesta segunda-feira (21).
Em contrapartida, 42% aprovam o desempenho e outros 7% não responderam. Foram entrevistadas 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos; nível de confiança é de 95%.
O levantamento também elencou os níveis de aprovação e desaprovação de acordo com temas que dividem a sociedade, veja:
Religião
Quando se trata de religião, a pesquisa considerou duas delas: a católica e a evangélica. Neste caso, o nível de aprovação dos trabalhos do Congresso Nacional é maior entre os católicos, que representam 45%. Confira:
Católicos
Evangélicos
Escolaridade
Nos diferentes níveis de escolaridade do país, o trabalho dos parlamentares é mais aprovado entre aqueles que estudaram até o ensino fundamental. O maior índice de desaprovação é daqueles que possuem o Ensino Superior completo.
Até o Ensino Fundamental
Ensinos Médio e superior completo
Posicionamento político
O levantamento mapeou a aprovação e desaprovação de acordo com o posicionamento político dos entrevistados. Aqui, os que se classificam como lulistas/petistas, são maioria no índice de aprovação; enquanto os bolsonaristas são os que mais desaprovam o trabalho do Congresso. Veja:
Lulista/Petista
Bolsonarista
Além disso, a pesquisa também dividiu as respostas entre aqueles que foram às urnas no segundo turno da eleição presidencial de 2022. Neste caso, os que votaram no atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), representam 48% em aprovação ao Congresso Nacional e 46% em desaprovação; os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), são 41% em aprovação e 54% em desaprovação.
Entre os que votaram em branco, nulo, ou não foram votar, 35% aprovam o desempenho dos parlamentares, enquanto 55% desaprovam e outros 10% não souberam responder.
Região
Pelas diversas regiões do Brasil, o Congresso tem mais aprovação entre os moradores do Nordeste e maior desaprovação na região Sudeste do país, segundo o levantamento.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário