Conecte-se conosco

Brasil

Região Norte teve segundo maior aumento na ocupação e renda, de 2019 a 2023, aponta levantamento

Levantamento é da LCA Consultores, feito a partir dos dados trimestrais da Pnad, publicados nesta terça-feira (01/08) pelo jornal Valor Econômico.

A ocupação e o rendimento na Região Norte tiveram o segundo maior crescimento entre o retrato da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de dezembro de 2019, portanto antes dos efeitos turbulentos da pandemia de covid-19, e o de março de 2023. A liderança é da a região Centro-Oeste.

 

Os números, que consideram a geração de vagas formais e informais de trabalho, são de um levantamento da LCA Consultores feito a partir dos dados trimestrais da Pnad, publicados nesta terça-feira (01/08) pelo jornal Valor Econômico.

A região Norte teve aumento de 5,1% na ocupação, desde 2019. E também teve o segundo maior aumento no rendimento médio, de 10,5%. O crescimento na ocupação foi duas vezes maior que a alta média do país, de 2,4%, no mesmo período.

Em números absolutos para a ocupação de pessoas, as regiões Norte e Centro-Oeste ficam atrás das demais, mais populosas.

Os números do levantamento mostram que em período de recomposição de empregos no país, a região Centro Oeste vem puxando a lista de geração de vagas formais e informais.
A ocupação na região Centro- Oeste cresceu 6,8% de dezembro de 2019 a março de 2023. O crescimento é quase três vezes a alta da ocupação no país, no mesmo período.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + onze =