Brasil
Receita e PF fazem operação contra desvio de R$ 30 milhões no programa Farmácia Popular
Segundo a Receita Federal, a quadrilha adquiria CNPJs de farmácias cadastradas no programa, nomeava laranjas como titulares das empresas e registrava, em sistema oficial, vendas fictícias de medicamentos.
A Receita Federal, a Polícia Federal e a CGU (Controladoria-Geral da União) conduziram nesta terça-feira (10) uma operação contra uma quadrilha que, segundo esses órgãos, desviava recursos do programa Farmácia Popular, vinculado ao Ministério da Saúde.
A operação, batizada de “Over the Counter” (“sobre o balcão”, em inglês), cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e mirou desvios de cerca de R$ 30 milhões. A 2ª Vara Federal de Dourados (MS) autorizou as diligências, que estão sendo cumpridas nos estados da Paraíba, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e São Paulo.
Segundo a Receita Federal, a quadrilha adquiria CNPJs de farmácias cadastradas no programa, nomeava laranjas como titulares das empresas e registrava, em sistema oficial, vendas fictícias de medicamentos. Depois, recebia reembolsos indevidos.
No programa Farmácia Popular, o governo reembolsa drogarias privadas por remédios oferecidos gratuitamente a pacientes com hipertensão, diabetes e outras doenças. O relançamento do programa foi uma das vitrines do governo Lula durante o primeiro ano de mandato.
A investigação que resultou na operação desta terça-feira começou a partir da denúncia de uma pessoa que identificou vendas inexistentes de medicamentos atreladas ao próprio CPF em uma farmácia do Mato Grosso do Sul.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário