Conecte-se conosco

Brasil

Quase 70% das negociações salariais na Região Norte ficaram abaixo do INPC, informa pesquisa do Dieese

Em todo o País, as negociações de outubro, encerradas até a finalização do estudo, apresentaram o pior resultado entre as datas-base de 2021 analisadas pelo Dieese.

A MP com valor de R$ 1.100 foi aprovada de forma simbólica. (Foto:Marcelo Casal Jr./AGB)

Levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que, este ano, até novembro, a Região Norte teve 66% dos reajustes salariais abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor  (INPC), índice bem acima da média nacional, de 49,8%. No Norte, 10,6% dos reajustes apenas foram acima do INPC e 23,4% igual à variação do INPC.

A Região  Sul do país segue apresentando o melhor desempenho do painel, com cerca de 31% dos reajustes acima do INPC e apenas 27% dos resultados abaixo do índice inflacionário. A região Centro-Oeste tem o desempenho menos favorável aos trabalhadores.

As negociações de outubro, encerradas até a finalização do estudo, apresentaram o pior resultado entre as datas-base de 2021 analisadas pelo Dieese. Cerca de 65% ficaram abaixo da inflação medida pelo INPC.

As correções em percentual igual à inflação, sempre considerando o INPC, totalizaram cerca de 21% dos casos; e os resul-tados com valores acima do índice, algo próximo a 14%.

O resultado de outubro é também, até o momento, pior do que o observado no mesmo mês em 2020. No entanto, conforme novas negociações da data-base forem concluídas, o resultado poderá ser alterado.

Segundo o INPC-IBGE, os preços tiveram aumento médio de 1,16% em outubro e acumulam alta de 11,08% em 12 meses, percentual que equivale ao reajuste necessário para a recomposição salarial das negociações com data-base em novembro.

 

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 10 =