Conecte-se conosco

Brasil

Prognóstico do Inmet indica predomínio de chuvas acima da média na Região Norte, até junho

O centro-leste do Amazonas, o oeste do Pará, Rondônia e o noroeste do Mato Grosso têm condições de temporais.

inmet-emite-alerta-de-chuvas-i

O prognóstico climático da estação produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indica condições favoráveis para o predomínio de chuvas acima da média histórica no centro-norte da Região Norte ao longo do outono no Hemisfério Sul, que começou neste dia 20 de março e termina no dia 20 de junho.

prognostico-do-inmet-indica-prO centro-leste do Amazonas, o oeste do Pará, Rondônia e o noroeste do Mato Grosso têm condições de temporais com volume considerável entre hoje (19/03) e amanhã (20/03), de acordo com o aviso laranja (perigo) do Inmet. A previsão é de chuvas que podem chegar a 100 mm e rajadas de vento de até 100 km/h. As temperaturas máximas previstas para as capitais desses estados ficarão em torno de 30°C.

A previsão climática, realizada pelo Inmet para os meses de abril a junho/2025 para as áreas do sul da Região Norte é de condições favoráveis para chuvas próximas ou abaixo da média durante o trimestre. A temperatura média do ar é prevista para prevalecer acima da média histórica em praticamente toda a região, com valores podendo atingir 1ºC a 2ºC acima da média, no sudeste do Pará e oeste do Tocantins.

O outono é uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino.

Segundo o Inmet, sobre a porção norte das Regiões Norte e Nordeste ainda são registrados volumes importantes de chuva, em associação a atividade convectiva tropical e atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Esta estação também é caracterizada por incursões de massas de ar frio oriundas do sul do continente que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =