Conecte-se conosco

Brasil

PF faz maior operação do ano contra comércio de mercúrio em 7 estados

A operação é realizada nos estados de Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Reunião de agentes da operação Hermes. (Foto:Divulgação)

A Polícia Federal e o Ibama fazem, nesta quinta-feira, 01/12, a maior operação do ano comandada pela equipe de Campinas.

A Operação Hermes (Hg) tem o objetivo de combater crimes contra o meio ambiente por meio do comércio ilegal de mercúrio. Além disso, os alvos também são integrantes da quadrilha que faz a receptação do metal, contrabando, utiliza documentos falsos e faz lavagem de dinheiro em sete Estados.

O mercúrio contrabandeado é destinado ao abastecimento de garimpos em estados da Amazônia Legal (Mato Grosso, Rondônia e Pará).

A Operação Hermes (Hg) é a maior operação de desarticulação de uso ilegal de mercúrio da história.

Estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva; nove de prisão temporária e 49 de busca e apreensão em Mato Grosso, Pará, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia, incluindo residências, sedes de empresas, depósitos e áreas de mineração.

Em São Paulo os alvos estão em Campinas, Paulínia e Santa Bárbara d’Oeste.

Além dos mandados, a Justiça bloqueou o equivalente a R$ 1 bilhão de reais que teriam sido desviados dos cofres públicos.

O principal objetivo é eliminar um esquema criminoso de fraudes no Cadastro Técnico Federal, que é o sistema de controle de importação e comércio de mercúrio metálico, sob responsabilidade do Ibama.

O CTF prevê que toda a comercialização e uso de mercúrio metálico no Brasil ocorra em estrito cumprimento da legislação.

O controle de mercúrio é instrumento de proteção ambiental e defesa da Saúde Pública, uma vez que o mau uso pode contaminar rios em que são utilizados, comprometendo animais, peixes e humanos.

Como o Brasil não extrai a substância da natureza, a origem está na importação ou reciclagem de resíduos como lâmpadas e materiais odontológicos.

A investigação aponta para indícios de mais de duas toneladas de mercúrio comercializadas mediante a utilização de métodos criminosos em detrimento dos sistemas de controle do IBAMA.

O nome da operação Hermes (Hg), faz alusão ao nome do deus grego equivalente ao deus Mercúrio para os romanos, enquanto o (Hg) faz referência ao nome do elemento na tabela periódica.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 14 =