Conecte-se conosco

Brasil

Operação da Polícia Federal e do Ibama em Terra Yanomami apreende até helicópteros

Ação faz parte de um conjunto de operações integradas previstas para 2021, envolvendo diferentes agências e instituições governamentais no combate ao garimpo ilegal no interior na Terra Indígena Yanoami

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal (PF) realizaram nesta quinta-feira (26) uma operação de combate ao garimpo na Terra Indígena Yanomami, em Boa Vista (RR). Ao todo, foram apreendidos 22 mil litros de combustível, três helicópteros, três caminhonetes, um quadriciclo, cerca de 50 equipamentos para garimpo e uma tonelada de alimentos.

A operação teve como alvo uma empresa localizada em Boa Vista (RR) que, durante a ação, foi flagrada carregando helicópteros com diversos equipamentos e suprimentos com combustível, motores, alimentação e diversos equipamentos como motores, mangueiras, geradores, que seriam utilizados para abastecer o garimpo na TI Yanomami.

As multas, no valor de R$ 2,6 milhões, foram aplicadas a pessoas físicas ligadas à empresa dar subsídios para o funcionamento de garimpos e armazenar combustível sem licença, conforme Artigos 64 e 66 do Decreto nº 6.514/2008, que dispõe sobre infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.

Os alimentos e combustíveis foram doados para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), e os bens não perecíveis foram depositados no pátio da Polícia Federal.

Esta ação faz parte de um conjunto de operações integradas previstas para 2021, envolvendo diferentes agências e instituições governamentais no combate ao garimpo ilegal no interior na Terra Indígena Yanoami (RR). A operação também contou com apoio da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Inverstigação

A Polícia Federal, em ação de apoio à fiscalização da ANAC, ANP e IBAMA, prendeu em flagrante um suspeito pelos crimes de usurpação de bens da União, extração ilegal de minério e transporte irregular de substância perigosa. Seis aeronaves e diversos bens utilizados em garimpo também foram apreendidos.

A ação ocorreu nesta quinta, 26/8, durante atuação de fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, em um hangar irregular no Distrito Industrial, em Boa Vista. No local foram encontradas diversas aeronaves com indícios de irregularidades operacionais, além de indicativos de atuarem abastecendo pontos estratégicos vinculados a garimpos ilegais na Terra Indígena Ianomami.

No local havia seis helicópteros, cinco carcaças de helicópteros e diversas peças de reposição irregulares. Todas as aeronaves estavam descaracterizadas, com alterações proibidas implicando alteração de peso e balanceamento destas, além de algumas estarem passando por manutenção clandestina.

O IBAMA e a ANP foram acionados para participarem da ação, sendo apreendidos diversos insumos que seriam utilizados em garimpo, tais como motores, geradores de energia e mais de 10 mil litros de combustível, além de munições. Também houve o apoio do Exército e da PRF.

No local, um homem se identificou como responsável pelos hangares e foi preso em flagrante pelos crimes constantes dos Art. 2 – Lei 8.176/1991 – Lei dos Crimes contra a Ordem Econômica, – Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais, Art. 55 – Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais e Art. 56 – Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + onze =