Conecte-se conosco

Amazonas

O Globo: Equipe de Pazuello pediu ao Governo do Estado ‘meio-termo’ em reunião sobre possível lockdown

O pedido, conforme fonte do O Globo, se deu a quatro dias do colpaso na rede de saúde, em que ao menos 30 pessoas morreram por falta de oxigênio hospitalar

O ministro Pazuello (ao centro) é alvo de inquérito na PF por suposta omissão no caos da saúde em Manaus

Membros da equipe do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pediram ao Governo do Amazonas que adotasse um “meio-termo”, diferente do lockdown, a quatro dias do colapso da saúde no estado.
Foi o que informaram duas fontes ouvidas pelo O GLOBO que participaram de uma reunião realizada em Manaus, no dia 10 de janeiro, em que o governo discutiu endurecer as restrições.

Conforme a reportagem, no dia 14, com hospitais lotados e falta de oxigênio hospitalar, o governador Wilson Lima (PSC) assinou um decreto impondo medidas como toque de recolher, menos severas que o lockdown — que implica no fechamento quase total de todas as atividades não essenciais e a proibição da circulação de pessoas nas ruas.

Procuradas pela reportagem, as assessorias do Governo do Amazonas e do Ministério da Saúde não negaram o teor das conversas, mas não responderam aos questionamentos específicos sobre a reunião.

O governo estadual argumentou que decisões sobre restrições são tomadas com base em “indicadores epidemiológicos e da rede de assistência à saúde” e defendeu as medidas tomadas na fase atual.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou, na sexta-feira (29/01), o registro de mais 2.116 novos casos de Covid-19, com mais 120 mortes pela doença, sendo 87 ocorridas no dia 28/01 e 33 constatadas por exames posteriores. O total de casos no Estado é de 261.574, com 7.793mortes.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − catorze =