Brasil
Lula critica ‘predominância’ de satélites da Starlink, de Musk, na Amazônia
Starlink já responde pela maior quantidade de acessos à internet via satélite no país.

O presidente Lula (PT) criticou o que chamou de “predominância” de satélites da Starlink, empresa de Elon Musk, na Amazônia, em entrevista à revista norte-americana New Yorker.
Lula afirmou que viu a “predominância das antenas de Musk” durante visita à região amazônica. “Não deixaremos alguém que odeia nossa administração, que odeia a democracia e nosso sistema de justiça, assumir o controle das informações de um país e uma região como a Amazônia”, disse Lula. “Nenhuma empresa, não importa quão poderosa seja, colocará nossa democracia em risco.
Starlink já responde pela maior quantidade de acessos à internet via satélite no país. Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), no fim de 2024, a empresa de Musk, que é próximo do bolsonarismo, já detinha 57% desse mercado.
Anatel decidiu adiar a análise do pedido para expansão de serviços de internet via satélite da empresa no Brasil. Empresa de Elon Musk fez solicitação, em dezembro de 2023, para explorar novos 7.500 satélites no país. Se o pedido for aprovado, mostra reportagem da Folha de S.Paulo, a Starlink vai expandir de 4.408 para 11.908 o número de satélites autorizados a atuar no Brasil.
Liderança do PT quer que Lula faça revisão de contratos com empresa. Em documento enviado à Casa Civil, e obtido pelo colunista do UOL Jamil Chade, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) afirma que Musk está envolvido com polêmicas ao redor do globo, “fator que compromete a confiança dos contratos que suas empresas estabelecem com os mais diversos países”.
Agentes do Ibama estimaram que quase todos os garimpos ilegais no Brasil usavam a internet da empresa. O órgão recolheu antenas ou roteadores da Starlink em 20 áreas de mineração ilegal de abril de 2023 a março de 2024, em quatro estados. Das 32 antenas encontradas pelo Ibama nesse período, 9 foram achadas na Terra Indígena Yanomami à época.
Moraes ataca X em entrevista a New Yorker
Ministro do STF afirmou à revista que nazistas teriam conquistado o mundo se tivessem acesso ao X. “Se Goebbels estivesse vivo e tivesse acesso a X, estaríamos condenados. Os nazistas teriam conquistado o mundo”, disse Alexandre de Moraes em perfil publicado pela New Yorker.
Moraes diz acreditar que a relação da extrema direita com as redes sociais mudou na última década. Segundo ele, no início, os algoritmos eram refinados para estimular as pessoas a comprarem, mas afirma que isso mudou.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário