Brasil
Lula anuncia visita a Manaus para inauguração de centro policial da Amazônia
Com sede em Manaus, o centro vai articular forças de segurança do Brasil e dos países vizinhos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que estará em Manaus no dia 9 de setembro para a inauguração do prédio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). O evento deve reunir chefes de Estado de oito países que compartilham a Floresta Amazônica em seus territórios.
A central de monitoramento do CCPI já funciona desde junho, de forma remota, na sede da Polícia Federal em Manaus, inaugurada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Segundo Lula, a nova estrutura terá papel estratégico no combate ao crime organizado na região.
Com sede em Manaus, o centro vai articular forças de segurança do Brasil e dos países vizinhos. As ações serão coordenadas pela Polícia Federal, em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional.
Anúncio
O objetivo é agilizar a troca de informações e viabilizar operações conjuntas contra crimes ambientais, lavagem de dinheiro, grilagem de terras e sonegação de impostos. A iniciativa resulta dos compromissos assumidos pelo Brasil com Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além dos estados da Amazônia Legal, durante a assinatura da Carta de Belém.
A estrutura do CCPI inclui serviço de inteligência, divisões de operações e logística, sala de videomonitoramento, gabinete de crise e espaço para imprensa.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário