Conecte-se conosco

Brasil

ICTs amazônicas entregam documento com contribuições ao presidente da COP30 no Brasil

O resultado do trabalho de 70 instituições que participaram do documento, propõe soluções de mitigação e adequação às mudanças climáticas na região amazônica.

icts-amazonicas-entregam-docum

Nesta quarta-feira (20/8) a carta “Ciência e os Saberes da Amazônia no mutirão do clima”, documento-síntese com as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), foi entregue pela reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tanara Lauschner, ao embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30.

O documento de 400 páginas é resultado das reuniões iniciadas na terça-feira (19/8) na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus , onde ocorreu o Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia com a Presidência da COP30, no Centro de Ciências do Ambiente (CCA), no setor Sul do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, onde também tiveram andamento as salas temáticas.

Participaram dos debates os pesquisadores, gestores de instituições científicas tecnológicas (ICTs) e acadêmicas e agentes sociais que atuam na região amazônica. A primeira dama do Brasil, Janja da Silva, também participou da abertura dos trabalhos.

O resultado do trabalho de 70 instituições propõe soluções de mitigação e adequação às mudanças climáticas na região amazônica.

De acordo com a reitora da Ufam, Tanara Lauschner, o documento elaborado destaca o que, segundo ela , precisa ser ouvido:”A Amazônia não aceita mais ser apenas do cenário de debates. Ela é protagonista”. O documento, de acordo com a reitora, apresenta reflexões e propostas para serem apresentadas à quem , na COP30, tem o poder de negociação e de decisão.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + três =