Conecte-se conosco

Brasil

Flamengo é o 1º e Remo e Paysandu aparecem entre os 10 com maior torcida no Norte e Centro-oeste, mostra pesquisa

A pesquisa ocorreu entre os dias 1º e 5 de julho, e o índice de confiança é de 95%, considerando a margem de erro de dois pontos.

Mais de um terço dos torcedores (35,6%) das Regiões Norte e Centro-Oeste torcem pelo Flamengo, de acordo com pesquisa O Globo/Ipec divulgada na última terça-feira (19/07). O levantamento foi encomendado pelo O Globo e realizado pelo Ipec, um instituto formado por executivos que integraram o antigo Ibope. Assim como faz em pesquisas eleitorais, o Ipec entrevistou 2 mil pessoas presencialmente em 128 municípios de todas as regiões do país.


A pesquisa ocorreu entre os dias 1º e 5 de julho, e o índice de confiança é de 95%, considerando a margem de erro de dois pontos. No caso de recortes regionais, nos quais o total de entrevistados é necessariamente menor do que a amostra geral da pesquisa, o Ipec afirma que é necessária uma distância superior a 5% para afirmar que um time está à frente de outro não só numericamente.

No estrato do Norte/Centro-Oeste, tanto Remo quanto Paysandu crescem quando se pode escolher um segundo time. O Papão sai do 9º para o 6º lugar, de 1,3% para 4,7%, ultrapassando Santos, Botafogo e o próprio Remo, que ganha uma posição ao ir de 1,6% para 2,5%. O Goiás também sobe uma posição.

O Flamengo fica à frente também na Região Nordeste. O Ipec perguntou para qual time brasileiro cada pessoa “torce mais ou tem simpatia maior”, com possibilidade de citar até duas equipes. No quadro geral, nacional, o Flamengo chega a 21,8% das menções dos torcedores, enquanto o Corinthians aparece com 15,5%. As posições se invertem no Sudeste, região com 89,6 milhões de habitantes, segundo os dados mais recentes do IBGE.

O Vasco, que aparece na pesquisa como a quinta maior torcida do país em termos numéricos, mantém um patamar relativamente elevado de menções no Nordeste. A região registrou 3,5% de menções ao cruz- maltino, percentual similar ao de citações entre moradores do Sudeste (3,7%) que se disseram vascaínos. No Norte e Centro-Oeste, assim como o Flamengo, o Vasco ficou numericamente acima de sua média, com 5,6%.

Grêmio e Inter têm os maiores percentuais no Sul do país, de acordo com a pesquisa. O tricolor gaúcho tem 18,4% das citações entre os moradores da região, enquanto o colorado fica com 12,5% da preferência. O Palmeiras aparece numericamente atrás, com 9,2%, como a terceira maior torcida do Sul, com percentuais superiores aos de Corinthians e Flamengo.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 + dezesseis =