Brasil
Falta de plano diretor deixa 136 municípios fora da lei no país; 7 são do Amazonas
A análise cruzou dados populacionais do IBGE com informações disponíveis em bases públicas sobre planejamento urbano.
Um total de 136 municípios brasileiros que, por lei, deveriam ter plano diretor ainda descumprem essa exigência. É o que revela um levantamento inédito da Codex, empresa especializada em governança de dados e mudanças climáticas.Sete estão situados no Amazonas, de acordo com o relatório.
A análise cruzou dados populacionais do IBGE com informações disponíveis em bases públicas sobre planejamento urbano.
O plano diretor é o principal instrumento de ordenamento e planejamento urbano do país. A legislação determina que o documento seja obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes, além daqueles localizados em regiões metropolitanas, áreas de especial interesse turístico ou sujeitas a riscos ambientais.
De acordo com o IBGE, o Brasil tem 1.709 municípios com população superior a 20 mil habitantes. Desse total, cerca de 8% não cumprem a exigência legal de possuir um plano diretor.
Os estados com maior número de municípios irregulares são Bahia (24), Ceará (17), Maranhão (15), Pernambuco (14) e Minas Gerais (11). Em seguida aparecem São Paulo (9) e Alagoas (7). Há ainda registros em praticamente todas as regiões do país, com casos como Amazonas (7), Pará (4), Sergipe (4), Mato Grosso (4), Paraíba (3) e Roraima (3).
Segundo Venicios Santos, diretor de Negócios da Codex, a ausência do plano diretor pode dificultar o acesso dos municípios a recursos estaduais e federais destinados ao desenvolvimento urbano, habitação, mobilidade e adaptação às mudanças climáticas.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário