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Brasil

Brasileiro prefere carro por aplicativo a transporte público, aponta pesquisa da Confederação Nacional da Indústria

No quesito custo-benefício, o transporte privado também lidera. A maioria considera ser mais vantajoso viajar com os motoristas de aplicativo a enfrentar outras formas de locomoção

Passageiros no Terminal 3, na Cidade Nova- Fotos: Arquivo

Os brasileiros preferem utilizar carros por aplicativo a serviços públicos de transporte. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quinta-feira (10). Segundo o levantamento, 64% dos usuários consideram o serviço oferecido por empresas como Uber e 99 como boas ou ótimas. O segundo meio melhor avaliado é o metrô, com 58% de aprovação. Na sequência, aparecem trem, táxi e ônibus – este fica em último lugar, com 29% de avaliações positivas.

No quesito custo-benefício, o transporte privado também lidera. A maioria considera ser mais vantajoso viajar com os motoristas de aplicativo a enfrentar outras formas de locomoção.

Foram entrevistadas 2.019 pessoas, acima de 16 anos, economicamente ativas em cidades do país com mais de 250 mil habitantes. O questionário circulou entre 1º e 5 de abril deste ano. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Apesar da preferência pelos automóveis, o ônibus é o meio de transporte coletivo mais frequentemente utilizado pela população – metade dos entrevistados usam o modal diariamente.

É também o coletivo a carregar maior quantidade de reclamações. Falta de segurança, excesso de passageiros, frota insuficiente e atrasos são os problemas mais citados.

Insatisfação quanto à gestão pública de mobilidade urbana é ainda evidenciada pela pesquisa. Para 57% dos entrevistados, o planejamento dos governos municipais e estaduais é insuficiente. Já 24% responderam estar na média. Por fim, somente 16% julgam haver organização avançada.

Wagner Cardoso, gerente-executivo de infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria, diz ser imprescindível que o poder público priorize a atualização da Política Nacional de Mobilidade Urbana [Lei Nº 12.587/2022]. Assim, afirma ele, cidades teriam condições de “elaborar bons projetos e acessar recursos a fim de melhorar o transporte público, com tanto impacto na qualidade de vida do brasileiro”.
Publicado em maio, estudo do mesmo grupo apontou ser preciso ao Brasil investir R$ 295 bilhões até 2042 em mobilidade urbana nas 15 principais regiões metropolitanas do país. A quantia equipararia a infraestrutura de transportes desses municípios aos padrões da Cidade do México e Santiago, no Chile, referências na América Latina.

Maior parte do montante precisaria, afirmam os pesquisadores, ser destinada para expansão de linhas de metrô. Este o segundo meio favorito dos brasileiros e o mais elogiado por pontualidade e limpeza.

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