Brasil
Bolsonaro está sem dor, estável e sem indicação de cirurgia, diz médico de hospital
Eventual transferência de Natal será decidida após realização de exames de imagem.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já não tem mais dores, está em condição estável e não há, por enquanto, nenhuma evidência de que precisará passar por nova cirurgia.
A informações foram divulgadas pelo médico Luiz Roberto Fonseca, do Hospital Rio Grande, em Natal, para onde Bolsonaro foi transferido na manhã desta sexta-feira (11), após um quadro de distensão abdominal e dor e ser atendido às pressas inicialmente em um hospital municipal no Rio Grande do Norte.
“Por enquanto, não há necessidade de cirurgia”, disse Fonseca.
O próximo passo, segundo ele, será a retomada das funções do intestino. Um médico que costuma acompanhar a saúde de Bolsonaro está em deslocamento para Natal.
Uma eventual transferência do ex-presidente, afirma Fonseca, é uma decisão da família a ser tomada após a conclusão dos exames de imagem.
“Clinicamente, ele está tão estável que teria condições de remoção em UTI aérea, acompanhado por médicos e enfermeiros”, afirmou.
Após sentir fortes dores abdominais, Bolsonaro foi atendido às pressas durante a manhã no Hospital Regional de Santa Cruz e acabou transferido de helicóptero para uma unidade particular em Natal.
Segundo o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), as dores estão relacionadas à facada que ele levou durante a campanha de 2018 e resultou em uma série de cirurgias desde então.
Anteriormente, Bolsonaro chegou a Natal na madrugada desta sexta, onde foi recepcionado por apoiadores. Deveria estar às 11h em Acari, depois ele seguiria para Oiticica, às 13h, e finalizaria num ato em Pau dos Ferros, às 18h. O primeiro ato do ex-presidente foi em Bom Jesus com apoiadores. Um vídeo foi divulgado por sua assessoria, por volta das 8h30.
O ex-ministro do Turismo Gilson Machado, que acompanha Bolsonaro no Rio Grande do Norte, disse que ele ficou estabilizado e sentiu dores durante a noite no hotel onde estava hospedado em Natal.
O ex-presidente já fez cinco cirurgias desde que recebeu a facada no abdômen, em 2018. A última ocorreu em 2023, quando ele foi operado para corrigir hérnia de hiato e desvio de septo no hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo.
No início daquele ano, quando ainda estava em Orlando (EUA), para onde foi quando deixou o país para não passar a faixa presidencial para Lula (PT), Bolsonaro também foi internado com dores abdominais, mas não chegou a realizar cirurgia, o que só ocorreu meses depois.
Antes disso, os procedimentos aconteceram durante o seu mandato de presidente da República. Em 2022, ele ficou internado por três dias com obstrução intestinal, causada por um camarão não mastigado.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário