Conecte-se conosco

Amazonas

Blog: governo decide cancelar viagem a aldeia indígena isolada do Amazonas

Visita foi alvo de questionamentos pelo MPF por incluir missionárias de organização cristã próxima à Damares

Sob novo comando, a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde cancelou a expedição para a aldeia Suruwahá, do Amazonas. A informação é do Blog do Matheus Leitão.
O objetivo da visita à comunidade indígena – que apenas recentemente teve contato com a sociedade brasileira majoritária – foi alvo de questionamentos do Ministério Público Federal e indigenistas porque o governo justificou que a viagem buscava sanar uma crise de saúde mental, marcada pelo suicídio, em 2019, de cinco indígenas da etnia e incluiu na equipe duas indígenas de uma organização missionária cristã próxima à ministra Damares Alves.
A expedição estava marcada para iniciar nesta quarta-feira (12) e iria até 22 de fevereiro. Localizada no Amazonas, a aldeia dos Suruwahás tem, atualmente, menos de 200 integrantes.
A Sesai disse que as indígenas Muwaji e Inikiru Suruwahá trabalhariam como intérpretes na viagem. Elas são ligadas à entidade Jovens com uma Missão (Jocum), que, de acordo com o Ministério Público Federal, já foi expulsa do território suruwahá por “atividades proselitistas e discriminatórias”.
A visita estava sendo organizada por iniciativa do ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, chefiado por Damares, e da Sesai.  O cancelamento foi, segundo o Blog, uma decisão do novo chefe da Sesai, Robson Santos da Silva, que assumiu o cargo nesta quarta-feira (12).
De acordo com a publicação, a Sesai decidiu fazer uma avaliação de riscos e benefícios da viagem e traçar um novo planejamento preventivo, uma vez que contatos com povos isolados podem ser traumáticas e expor a comunidade a doenças para as quais os indígenas têm baixa defesa.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 20 =