Brasil
Bienal das Amazônias promove roda de conversa e workshop na Galeria do Largo, em Manaus
A Itinerância Bubuia também abre espaço aos artistas e produtores culturais que desejam transformar suas ideias em projetos, com o workshop “Projetos Culturais – da ideia ao projeto estruturado”

Foto: Emerson Caldas
A comunicação indígena como ferramenta de luta e a criação de projetos culturais ganham destaque esta semana na Itinerância “Bubuia: águas como fonte de imaginações e desejos”, realizada pela Bienal das Amazônias, em Manaus (AM). O jornalista Pedro Doétiro, indígena da etnia tukano, conduzirá uma roda de conversa sobre a comunicação feita na Amazônia por comunicadores e jornalistas indígenas, no combate à desinformação e à divulgação cultural, nesta sexta-feira (9), às 18h, na Galeria do Largo.
A Itinerância Bubuia em Manaus tem Patrocínio Master de Nubank e Shell, além da parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, do Governo do Amazonas, que cedeu seus aparelhos culturais (Galeria do Largo e Casa das Artes) para a Itinerância. O Instituto Cultural Vale foi patrocinador máster da primeira edição da Bienal das Amazônias, e apoiador da iniciativa.
Pedro Doétiro Tukano é jornalista, fotógrafo, social media e atualmente integra a equipe da gerência de comunicação da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). O comunicólogo explica que a atividade proposta à Itinerância vai compartilhar como funciona a comunicação dentro das organizações, além de abrir espaço para interação dos visitantes.
“Baseado no que vivenciei em contato com comunicadores e jornalistas indígenas, me veio a ideia sobre o tema, principalmente, pensando no ano em que a Amazônia será palco da COP30. Assim mostrando a comunicação indígena como ferramenta de luta política”, ressalta. “Vejo a Bienal como um espaço que reúne pessoas de diversos nichos e vivências, portanto, para além da representatividade, me colocar nesse espaço me possibilita dialogar e aprender com outras pessoas”, resume Pedro Doétiro.
A Itinerância Bubuia também abre espaço aos artistas e produtores culturais que desejam transformar suas ideias em projetos, com o workshop “Projetos Culturais – da ideia ao projeto estruturado”, que será ministrado por Jone Braga de Moura, no sábado (10), às 15h. Jone é mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua há mais de 15 anos no setor cultural, com experiência em produção, curadoria, elaboração e avaliação de projetos.
Sua vasta experiência será compartilhada com aqueles que já atuam na cultura ou que estão começando e querem entender como transformar suas ideias em projetos. “A gente vai conversar, colocar a mão na massa e sair com sementes plantadas para que mais iniciativas culturais floresçam no nosso chão amazônico. Vai ter conversa, exercícios práticos e partilha de ferramentas que podem ajudar quem deseja acessar editais, recursos e ocupar espaços públicos e culturais com seus fazeres”, garante.
Para Jone de Moura participar da Itinerância em Manaus representa um reencontro com as suas raízes. “Fazer parte da Itinerância é poder dizer que a Amazônia tem muito a ensinar, que nossos saberes valem e que a cultura feita aqui merece ser valorizada. Estar nessa programação é também reafirmar meu compromisso com a educação, com os territórios e com a construção de espaços públicos e culturais onde todas as vozes possam ser ouvidas”, conclui.
A Itinerância Bubuia em Manaus pode ser visitada até o dia 30 de maio, na Galeria do Largo e na Casa das Artes, no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus. Acompanhe a programação completa no site: www.bienalamazonias.org.br ou no Instagram: @bienalamazonias
SERVIÇO
Roda de Conversa “Comunicação Indígena da Amazônia como ferramenta de luta”, com Pedro Doétiro Tukano
Entrada gratuita
Dia: 9 de maio de 2025
Hora: 18h
Workshop “Projetos Culturais – da ideia ao projeto estruturado”, com Jone Braga de Moura
Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/1SHGEZ391hlQzI15e5Ycwo8gmZNzka3YVGoOwBaQ9-yI/edit
Dia: 10 de maio de 2025
Hora: 15h
Local: Galeria do Largo – Rua Costa Azevedo, 290 – Centro – Manaus/AM
Com informações da assessoria
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário