Conecte-se conosco

Brasil

Apagão: mais de 300 agências do INSS suspendem expediente e reagendam atendimento

Segurados e beneficiários que tiveram o atendimento suspenso pela falta de energia na agência não precisarão reagendar o serviço, que será reagendado pela própria unidade.

O apagão que afeta mais de dez estados e o Distrito Federal nesta terça-feira (dia 15) fez 336 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspenderem as atividades. O número representa pouco mais de 20% das 1.550 unidades do órgão.

O INSS não divulgou em quais estados ou cidades as agências estão localizadas, mas informou que o restabelecimento está voltando progressivamente. Os problemas no fornecimento de energia também afetaram a Central 135 de Recife, em Pernambuco, onde os serviços estão oscilando. Já as centrais de Caruaru, no mesmo estado, e de Salvador, na Bahia, funcionam normalmente.

Em nota, o órgão informou que segurados e beneficiários que tiveram o atendimento suspenso pela falta de energia na agência não precisarão reagendar o serviço, que será reagendado pela própria unidade. No entanto, a Data de Entrada do Requerimento (DER) – referência para a contagem do benefício previdenciário – será mantida.

O apagão, que começou por volta das 8h20, atinge os estados do Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraíba e Paraná. Propriedades de bairros na Zona Norte e na Zona Oeste do Rio de Janeiro também ficaram no escuro. Cidades de São Paulo, como São José dos Campos, no interior do estado, também tiveram o fornecimento interrompido.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil megawatts de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.

“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, diz a nota.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 8 =