Conecte-se conosco

Brasil

Apagão #fake na hora do jogo Flamengo x River se espalhou pelo Brasil

Correntes em redes sociais têm espalhado conteúdo falso em várias regiões do Brasil. Diversas companhias de distribuição desmentiram que haverá corte programado.

Circulam pelas redes sociais mensagens que dizem que haverá corte no fornecimento de energia em vários estados entre as 16h e as 20h deste sábado (23), horário que coincide com o da partida entre Flamengo e River Plate pela final da Libertadores. Elas são #fake.

As companhias de distribuição de energia de vários estados publicaram em suas redes sociais avisos desmentindo a informação. Isso ocorreu com a Amazonas Energia (Amazonas), Coelba (Bahia), Cosern (Rio Grande do Norte) , Celpe (Pernambuco), Copel (Paraná), Celesc (Santa Catarina) , Energisa (Borborema, Guarapuava, Acre, Rondônia , Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins), Cemig (Minas Gerais) e Ligth (Rio de Janeiro).

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) também emitiu um comunicado afirmando que as mensagens são falsas. “A fake news viralizou nos últimos dias de diversas formas, envolvendo distintas concessionárias de energia. A Abradee afirma que todas as informações disponibilizadas pelas empresas de distribuição, sejam elas sobre manutenção, cortes programados, ou outras, são emitidas por meio de comunicados em seus respectivos canais oficiais.”

As empresas orientam os consumidores a buscar informação correta em seus sites e páginas oficiais nas redes sociais, em canais de atendimento específicos para os consumidores (0800) ou em veículos de comunicação profissionais.

O presidente da Abradee , Marcos Madureira, também recomenda que, antes de repassar qualquer mensagem deste tipo, o cidadão se informe por meio dos canais oficiais da sua concessionária de energia elétrica.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete + um =