Conecte-se conosco

Brasil

Anvisa manda recolher autoteste de covid-19 com coleta de saliva vendido em farmácias

Os autotestes só poderão ser vendidos após serem registrados na Anvisa. Até o momento, não há nenhum produto regularizado para usuários leigos

Teste era feito por meio a saliva; compradores podiam coletar o material em casa e enviar ao laboratório para análise. (Foto: Getty Images)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mandou recolher nesta segunda-feira,31, o autoteste de covid-19 “meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva” nas redes Drogaria São Paulo, Drogarias Pacheco e Raia Drogasil, porque o produto ainda não tem registro na agência.

A resolução foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Apesar de terem sido aprovados na última sexta-feira pela diretoria do órgão, os autotestes só poderão ser vendidos após serem registrados na Anvisa. Até o momento, não há nenhum produto regularizado para usuários leigos.

Na última quarta-feira, a agência já havia determinado o recolhimento desse mesmo teste na Drogaria Pague Menos. O kit de teste meuDNA PCR-Lamp é vendido nas farmácias desde janeiro de 2021, por preços que vão de R$ 130 a R$ 170.

Os compradores podiam coletar a própria saliva em casa e levar a um posto de entrega ou solicitar a retirada do material. O resultado ficava pronto em até 24 horas, de acordo com o site do fabricante. Alguns laboratórios também oferecem o teste pelo método PCR-Lamp, mas a decisão da Anvisa não os afeta.

A informação é do UOL.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + dezessete =