Conecte-se conosco

Brasil

ANS incorpora tratamento contra doença hereditária à lista de cobertura obrigatória de planos de saúde

O medicamento terá cobertura obrigatória pelos planos de saúde para pacientes a partir de 12 anos

Foto: Divulgação

Em reunião extraordinária, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a incorporação ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde — lista de cobertura obrigatória dos planos de saúde — do medicamento Lanadelumabe. O remédio é para prevenção, em longo prazo, de pacientes com angioedema hereditário, a partir de 12 anos.

O angioedema hereditário é uma doença rara, caracterizada por crises de edema que acometem o tecido subcutâneo e mucosas de vários órgãos.

A proposta de incorporação da tecnologia foi submetida diretamente à ANS, tendo passado pelos processos de avaliação da agência, incluindo participação social e análise técnica, que utiliza metodologia de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).

O Lanadelumabe terá a sua cobertura obrigatória com a vigência da atualização da Resolução Normativa a partir do dia 2 de outubro, quando passará a constar do Rol, de acordo com suas diretrizes de utilização.

Entenda o Rol

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde contempla as tecnologias que compõem a cobertura assistencial obrigatória entre terapias, medicamentos, exames, cirurgias e outros procedimentos, atendendo às doenças listadas na Classificação internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS).