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Brasil

Anatel recebe quase um milhão de reclamações contra prestadoras de serviços, em um semestre

O volume de queixas total é 6,5% menor do que o recebido no segundo semestre de 2021, a primeira queda desde o início da pandemia da Covid.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou, em seus serviços de atendimento ao consumidor, 951,3 mil reclamações contra prestadoras de banda larga fixa, TV por assinatura, telefonia móvel e telefonia fixa no primeiro semestre deste ano. A maior parte foram referentes a celulares pós-pago, com 360.068 queixas.

Apesar de impressionar, o volume de queixas total é 6,5% menor do que o recebido no segundo semestre de 2021, a primeira queda desde o início da pandemia da Covid-19. Caíram as reclamações, aliás, em todos os segmentos: banda larga fixa (de 245.798 para 240.098), celular pós-pago (de 387.440 para 360.068), celular pré-pago (de 147.992 para 143.739), telefonia fixa (de 163.241 para 135.271) e TV por assinatura (de 66.978 para 65.887) e outros (de 6.024 para 6.250).

O recorde de queixas já registradas no setor foi em 2015, com quatro milhões de reclamações. Depois disso, os números começaram a cair, e a tendência só foi interrompida no início de 2020, com a pandemia de Covid-19.


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