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Amazonas

Capes aprova dois novos doutorados para a Ufam: Psicologia e Ciências Florestais e Ambientais

A Capes divulgou o resultado final das propostas avaliadas na segunda-feira, 10. As submissões foram apreciadas na reunião do Conselho da entidade de 26 a 30 de junho.

Psicologia e Ciências Florestais e Ambientais são os novos cursos de doutorado a serem ofertados pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A Capes divulgou o resultado final das propostas avaliadas na segunda-feira, 10. As submissões foram apreciadas na reunião do Conselho da entidade de 26 a 30 de junho.

Aprovados com o conceito 4, na primeira submissão de proposta, os dois cursos resultam do esforço coletivo dos membros dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e em Ciências Florestais e Ambientais (PPGCifa). “Tínhamos certeza de que nossa proposta seria aprovada porque trabalhamos duro para que ela fosse elaborada da melhor maneira possível”, declara o coordenador do PPGCifa, professor Manuel Lima Jr. “Precisávamos ampliar os estudos e as pesquisas da área de Engenharia Florestal no Estado, já que só existia o curso do Inpa há mais de dez anos”, revelou.

“No último Quadriênio (2017-2020), depois de esforços contínuos, conseguimos a tão almejada nota 4, e o sonho começou a ser esperançado. Publicações, planejamento estratégico, autoavaliação, defesas dentro do tempo, projetos com financiamento… e muitos outros movimentos foram traçados por mãos solidárias e engajadas nessa empreitada”, declarou o professor Breno Ferreira, coordenador do PPGPsi. “Hoje é dia de festejar e se orgulhar da comunidade da Faculdade de Psicologia, ganhar fôlego e fruir novos caminhos. Temos Doutorado, SIM! E em breve, faremos nossa seleção”, registrou o docente na página do PPG após saber da notícia.

A Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu regular. Na avaliação são consideradas a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica do curso, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica. Outros aspectos observados são a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia.

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