Conecte-se conosco

Amazonas

TRE do Amazonas recebe pedido de registro de 271 candidatos a prefeitos no interior

O município com maior número de candidatos é Iranduba, com o mesmo número de candidatos da capital, seguido de Coari e Presidente Figueiredo, com 10 cada um e Beruri, com 8, segundo levantamento feito pelo 18horas.

Foram 271 os pedidos de registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de candidatos a prefeito nos 60 municípios do interior do Amazonas. O número sobe para 282 com os 11 pedidos de Manaus. O município com maior número de candidatos é Iranduba, com o mesmo número de candidatos da capital, seguido de Coari e Presidente Figueiredo, com 10 cada um e Beruri, com 8, segundo levantamento feito pelo 18horas.

Mais de 1,3 mil candidatos a vereador deram entrada no pedido de registro no TRE, via partidos políticos, na disputa eleitoral deste ano pelas 41 vagas na Câmara Municipal de Manaus, durante as Eleições de 2020. A Justiça Eleitoral precisa aprovar o registro das candidaturas e pode haver desistências.

Do total, 948 são homens, o que representa 69,11% das candidaturas. Já as mulheres somam 422, ou seja, 30,80% do montante.

Desde o domingo (27), os candidatos das Eleições Municipais 2020 estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet. A propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores.

Brasil

O número exato de candidatos que vão disputar vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador ainda nem foi fechado pela Justiça Eleitoral, mas já é o a maior desde 2000, quando a votação no país foi 100% eletrônica pela primeira vez. Até as 15h desta segunda-feira (28), o portal lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com essas informações, já registrava 545.036 solicitações. O recorde anterior havia sido em 2016, com 496.887 candidatos.

No último sábado (26), terminou o prazo para que partidos políticos e coligações solicitassem à Justiça Eleitoral os registros. Somente interessados em ocupar uma cadeira em uma das Câmaras Municipais do país somam 507.727 inscritos. Na pesquisa por candidatos a comandar prefeituras dos 5.570 municípios são mais 19,1 mil interessados.

Coligações

O fim das coligações para as eleições proporcionais, aprovado pelo Congresso Nacional em 2017, que será aplicada pela primeira vez nas eleições deste ano, é a responsável pelo aumento. A mudança na regra fez com que um candidato que queira disputar como vereador, só possa participar do pleito na chapa única do partido ao qual ele é filiado. Antes, uma chapa tinha candidatos de partidos distintos.

Para aumentar as chances de voto e conseguir cadeiras nas Câmaras Municipais, as legendas estão lançando mais candidatos. É que em uma eleição proporcional, como é para vereador, as vagas são do partido e não do candidato. Na prática, ao votar para em um nome para esse cargo, o eleitor na verdade está escolhendo um integrante daquela legenda. O cálculo de quem vai ocupar a cadeira é feito em cima do quociente eleitoral. Com base nesse cálculo é que cada partido saberá quantos votos serão necessários para conquistar uma vaga.

Data

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o calendário eleitoral foi alterado por uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso. O primeiro turno foi marcado para o dia15 de novembro. Nos municípios que levarem a disputa às prefeituras para o segundo turno, o pleito será em 29 de novembro. A data da posse dos eleitos continua a mesma, 1º de janeiro.

MUNICÍPIO CANDIDATOS A PREFEITO
Alvarães 3
Amaturá 5
Anamã 3
Anori 2
Apuí 3
Atalaia do Norte 3
Autazes 4
Barcelos 5
Barreirinha 3
Benjamim Constant 5
Beruri 8
Boa Vista do Ramos 2
Boa do Acre 6
Borba 5
Caapiranga 2
Canutama 3
Carauari 4
Careiro 4
Careiro da Várzea 5
Coari 10
Codajás 4
Eirunepé 5
Envira 3
Fonte Boa 4
Guajára 3
Humaitá 6
Ipixuna 3
Iranduba 11
Itacoatiara 7
Itamarati 2
Itapiranga 3
Japurá 4
Juruá 4
Jutaí 4
Lábrea 3
Manacapuru 5
Manaquiri 4
Manicoré 3
Maraã 6
Maués 3
Nhamundá 4
Nova Olinda do Norte 7
Novo Airão 5
Novo Aripuanã 4
Parintins 3
Pauini 3
Presidente Figueiredo 10
Rio Preto da Eva 2
Santa Izabel do R. Negro 7
Santo Antônio do Içá 4
São Gabriel da Cachoeira 6
São Paulo de Olivença 4
São Sebastião do Uatumá 5
Silves 6
Tabatinga 5
Tapauá 2
Tefé 7
Tonantins 4
Uarini 3
Urucará 5
Urucurituba 3
TOTAL 271

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =

Need Help? Chat with us