Conecte-se conosco

Amazonas

Situação se agrava e governador do AM anuncia toque de recolher das 19h às 6h; veja o Decreto

As exceções ficam para serviços essenciais como movimentação na área de saúde, bombeiros, polícia e delivery de drogarias e outros serviços. O inteiro teor do decreto ainda não foi publicado.

O governador do Amazonas, WilsonLima (PSC), anunciou na manhã desta quinta-feira que vai decretar toque de recolher, por 10 dias, das 19h às 6h no Estado, para tentar diminuir o crescimento dos casos de mortes e internações em consequência da Covid-19 no Estado. As exceções ficam para serviços essenciais como movimentação na área de saúde, bombeiros, polícia e delivery de drogarias e outros serviços. O governador citou Saúde, Segurança Pública e mídia.  De acordo com ele, serão mantidos os transportes de produtos essenciais à vida.  O inteiro teor do decreto ainda não foi publicado.

Segundo o governador, a ampliação das medidas de restrição visa a proteção da vida das pessoas. O novo decreto será publicado restringindo o transporte coletivo de passageiros em rodovias e rios e suspendendo a circulação de pessoas nas ruas, em todo o estado, entre às 19h e 6h. A restrição provisória da circulação de pessoas em espaços e vias públicas vale para todos os municípios do Estado do Amazonas.

“Estamos baixando um decreto suspendendo o transporte coletivo de passageiros entre as rodovias e os rios, exceto o transporte de cargas. Estamos também decretando o fechamento das atividades de circulação de pessoas, entre 19h e 6h da manhã, exceto atividades e transporte de produtos essenciais à vida. E aí teremos o funcionamento de farmácias, mas para entrega de delivery e entrega por demanda. A circulação de pessoas que trabalham em áreas estratégicas e essenciais como saúde, segurança pública e imprensa também fica assegurada”.

Veja o que diz o Decreto:

Falta de oxigênio

Na manhã desta quinta-feira, a situação da falta de oxigênio em Manaus voltou a se agravar , segundo relato de profissionais que atuam em hospitais da cidade atendendo pacientes de Covid-19, segundo informaram o pesquisador e epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz/Amazônia, e o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Viana.

Mário Viana denunciou que recebeu informações de médicos e outros profissionais de saúde sobre a gravidade da falta de oxigênio em unidades e pediu a imediata intervenção federal no sistema de saúde do Amazonas, para tentar salvar vidas.

Orellana afirmou à jornalista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, que tem recebido vídeos, áudios e relatos telefônicos de pessoas que atuam na linha de frente de unidades de saúde com informações dramáticas.

Wilson Lima anunciou que os governos estadual e federal estão tomando providências para abastecer as unidades de saúde com oxigênio.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI) vai receber, nesta quinta-feira (14), 30 pacientes de Manaus, capital do Amazonas, infectados com covid-19. O transporte será feito pelo avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A previsão é que os pacientes cheguem ao Aeroporto Senador Petrônio Portella às 13h. As informações são do site de notícias do Piauí GP1.

Veja o pronunciamento das autoridades desta quinta-feira neste link.

 

 

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 11 =