Amazonas
Saeb: Ensino Médio no Amazonas tem as menores médias do Brasil em Português e Matemática
O levantamento, em geral, posiciona o Amazonas com média no Saeb abaixo do índice nacional em todos as séries pesquisadas.
O Amazonas é o estado do Brasil com as menores médias do Ensino Médio em Proficiência em Língua Portuguesa e em Matemática, como mostram os dados de 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento, em geral, posiciona o Amazonas com média abaixo do índice nacional em todos as séries pesquisadas.
Em Matemática, o Amazonas ficou com 242.8 na Proficiência Média, no resultado do Ensino Médio. É o menor índice entre os estados pesquisados no Saeb, abaixo do Maranhão que ficou com 244.3.
Em Língua Portuguesa, o estado do Amazonas tem a menor média nacional: 251.7 em Proficiência Média no Ensino Médio Tradicional. Média acima mais aproximada foi conquistada pelo estado do Maranhão, com 253.6.
Nas outras classes incluídas na pesquisa, o Amazonas também fica abaixo da média nacional. Na avaliação realizada no 5º Ano do Ensino Fundamental, o estado também fica abaixo da média nacional, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, incluídas no levantamento.
Pesquisa
A pesquisa é realizada a cada dois anos para avaliar a qualidade da educação ofertada nas redes de ensino e escolas públicas de todo o território nacional.
Foram aplicadas avaliações em língua portuguesa e matemática para estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio. Os testes de Ciências da natureza e ciências humanas foram dirigidos para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e língua portuguesa e matemática para estudantes do 2º ano do ensino fundamental.
O levantamento foi realizado no período de novembro a 10 de dezembro de 2021 com resultados finais divulgados em 16 de setembro de 2022.
O levantamento foi realizado escolas públicas e privadas das 27 unidades da Federação por meio de testes de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e ciências humanas para os estudantes. Foram elaborados ainda questionários para estudantes, professores, diretores e secretários municipais de Educação.
No Brasil
No Brasil, a porcentagem de crianças do 2º ano do ensino fundamental que ainda não sabem ler e escrever nem mesmo palavras isoladas (como “mesa” e “vovô”) mais do que dobrou de 2019 a 2021, mostram os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Calculado a partir do desempenho de uma amostra de alunos de escolas públicas e privadas em uma prova nacional, o índice subiu de 15% para 34% nesses dois anos, justamente quando as aulas presenciais foram suspensas por causa da pandemia de Covid-19. As edições anteriores do exame ainda não contemplavam essa faixa etária.
São dados que indicam um atraso pedagógico, já que, desde 2019, a Política Nacional de Alfabetização estipula que o processo de aprendizagem da leitura e da escrita aconteça no 1º ano do ensino fundamental, quando os estudantes têm, em média, 6 anos.
“Isso não foge do esperado. Nessa faixa etária, a mediação presencial [do professor] é especialmente importante”, afirma Clara Machado da Silva Alarcão, coordenadora-geral substituta do Saeb.
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) afirma que, diante dos resultados, “é importante que as redes municipais (…) reúnam seus profissionais da educação para analisar o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos”.
“O Saeb 2021 também atesta os efeitos mais acentuados da pandemia nas redes de ensino com menor infraestrutura, que não puderam oferecer conectividade a seus estudantes e professores, o que foi agravado pela condição socioeconômica das famílias mais vulneráveis”, diz o órgão.
Em matemática, 2 de cada 10 alunos não sabem somar e subtrair
O Saeb avalia também os conhecimentos dos alunos em matemática. No 2º ano do ensino fundamental, 22% das crianças não conseguiam fazer operações básicas, como soma e subtração, em 2021. Em 2019, antes da pandemia, eram 16%.
Problemas na aprendizagem podem ser ainda mais alarmantes
Segundo especialistas, a situação pode ser ainda mais preocupante, já que, quando a avaliação foi aplicada (em novembro e dezembro do ano passado), muitas escolas ainda não haviam voltado para o formato 100% presencial. Provavelmente, no caso delas, a adesão ao exame foi menor do que a registrada nos colégios que já estavam funcionando normalmente.
“É complicado comparar uma rede em que 95% dos alunos fizeram a prova com outra em que 50% prestaram o exame. Aqueles alunos que não compareceram tendem a ser os que estavam em maior vulnerabilidade, afastados da escola. Mesmo que de forma não proposital, isso seleciona os alunos participantes e interfere na nota”, explica Gabriel Corrêa, líder de Políticas Educacionais da ONG Todos Pela Educação.
O Inep já divulgou que, na média nacional, 71,3% dos alunos-alvo fizeram a prova em 2021 – em 2019, a taxa foi de 80,99%. Há desigualdades entre os estados: em Roraima, por exemplo, apenas 27% dos municípios entraram nos cálculos nacionais dos anos iniciais do ensino fundamental, já que a adesão à avaliação foi insuficiente.
“A comparação entre os resultados deve ser evitada”, afirma Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).
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