Conecte-se conosco

Amazonas

Requerimento para CPI da Pandemia na Assembleia do Amazonas já tem 7 de 8 assinaturas necessárias

Deputado estadual Fausto Jr. (MDB) assinou o pedido de instalação da CPI que vai investigar possíveis crimes praticados no enfrentamento da Pandemia

Falta apenas uma assinatura para a instalação da CPI da Pandemia, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). Isso porque nesta segunda-feira (05/07) o deputado Fausto Jr. (MDB) assinou o requerimento elevando para sete o número de parlamentares que já assinaram o documento. São necessárias oito assinaturas para que a CPI seja instalada na Casa. A informação foi confirmada por um dos autores do pedido da CPI, deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos).
A CPI da Pandemia foi proposta pelos deputados Dermilson Chagas (Podemos), Wilker Barreto (Podemos) e Delegado Péricles (PSL) e foi protocolada no dia 17 de março de 2021.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) tem como objetivo apurar as supostas irregularidades e crimes cometidos pelo Governo do Amazonas durante o combate à pandemia da Covid-19 no estado.  A Comissão também investigará o uso das verbas federais, por parte do Governo do Amazonas, que estavam destinadas ao enfrentamento da pandemia da Covid no Estado.

O deputado Dermilson Chagas ressaltou que o objetivo da CPI é investigar diversas irregularidades no Governo do Amazonas que não foram alvo de análise da CPI da Saúde realizada no ano passado pela ALE-AM e que apurou várias falhas do Executivo estadual na condução das ações do governo referentes ao combate à pandemia e outras situações irregulares, dentre elas a atuação da jornalista Carla Pollake, amiga pessoal de Wilson Lima, que atuava no Governo do Amazonas como se fosse uma servidora pública.

Foco em sete pontos

O parlamentar explicou que a CPI da Pandemia tem seu foco em sete situações: contrato de aluguel da Nilton Lins, omissão e negligência administrativa em relação à abertura de novos leitos já insuficientes antes da pandemia, falta de transparência aos órgãos de controle e à sociedade sobre as medidas de enfrentamento e gastos com a pandemia, gastos com publicidade em detrimento dos gastos com a Saúde, uso de recursos para pagamentos de exercícios anteriores em plena crise sanitária, contratos milionários referentes às unidades prisionais em plena pandemia e a crise do oxigênio.

Até o momento já assinaram o pedido os deputados Dermilson Chagas, Wilker Barreto (Podemos), Delegado Péricles (PSL), Nejmi Aziz (PSD), Roberto Cidade (PV), Ricardo Nicolau (PSD) e Fausto Jr.

A Assembleia Legislativa tem 24 deputados estaduais na 19a Legislatura.

 

 

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − um =