Conecte-se conosco

Amazonas

Produção de motocicletas em Manaus já está entre as sete maiores do mundo, aponta Abraciclo

No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. É o que aponta a edição 2023 do Dados do Setor da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), disponibilizado na internet.

No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais.

No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas, beneficiados com os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus geram cerca de 16,3 mil empregos diretos na capital do Amazonas.

O estudo aponta que o número de empresas do Setor de Duas Rodas no PIM subiu de 15, em 2012, para 23, em 2022. No mesmo período, o número de empregos caiu de 19,7 mil para 15,3 mil. O faturamento passou de 13,5 bilhões de reais para 26,1 bilhões de reais.

A Moto Honda é responsável por 78,6% da produção, seguida da Yamaha, com 17,6%. A categoria street – motocicleta de baixa ou média cilindrada e destinada ao uso urbano- representa 50,4% das vendas.

No período, houve aumento de 96,9% no número de mulheres habilitadas no Brasil para pilotar motos. No Amazonas, a frota chegou a 423.029 veículos em 2022, 10 habitantes por moto.

Elaborada e desenvolvida pela entidade, a publicação traz um panorama completo e detalhado das indústrias de motocicletas e bicicletas, setores considerados fundamentais para o desenvolvimento econômico do Brasil.

A publicação é dividida em três partes: PIM (Polo Industrial de Manaus), Motocicletas e Bicicletas. A primeira apresenta informações como, por exemplo, o número de empresas instaladas em Manaus, empregos diretos, investimentos e faturamento do setor de Duas Rodas.

O capítulo sobre motocicletas apresenta dados como produção, vendas no varejo por categoria e por cilindrada, frota, habilitação na categoria A, perfil do consumidor, entre outros. Sobre as bicicletas, são abordados os números de produção, importação e exportação.

O arquivo está disponível para consulta e download neste link.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 2 =