Conecte-se conosco

Amazonas

Prefeitura de Manaus informa que quase metade dos testes no Studio 5 foram positivo para Covid-19

A Prefeitura informou que 30 servidores estão trabalhando na notificação de casos de Covid-19 e de outras síndromes gripais, na plataforma e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Manaus informou, nesta segunda-feira (17/01) que 48% dos 11.256 testes de Covid-19 realizados no Centro Municipal de Testagem, no Studio 5, entre os dias 12 e 15 deste mês, foram positivos, o que significa que praticamente metade das pessoas que fizeram o exame testaram positivo para a doença.

Os testes, cujo resultado sai em até 20 minutos, permitem que a gestão intervenha de forma oportuna para controlar a transmissão do Sars-Cov-2 na capital.

Para a secretária Shádia Fraxe, o serviço é essencial frente ao contexto epidemiológico que aponta aumento no número de casos de Covid-19 e outras síndromes gripais. Ela observa que os sintomas iniciais das duas doenças são muito parecidos e que a testagem possibilita o diagnóstico preciso.

“Todos esses resultados estão sendo notificados no sistema e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde, e nos ajudam a avaliar o cenário atual para com base nessas informações definir as ações para reduzir a transmissibilidade da Covid-19”, acentuou

O atendimento no centro de testagem compreende, além da realização de testes, assistência médica e farmacêutica com a oferta de medicamentos às pessoas cujos testes deram resultado positivo para a Covid19.

Para dar celeridade à inserção dos resultados dos testes para Covid-19 realizados em Manaus, a Prefeitura informou que criou uma força-tarefa formada por 30 servidores municipais que estão trabalhando, desde o último sábado, 15/1, no Centro de Cooperação da Capital (CCC) na notificação de casos de Covid-19 e de outras síndromes gripais, na plataforma e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde.

Até o momento, foram notificados 3,2 mil casos (positivos e negativos) nos sistemas oficiais. Os colaboradores trabalham por turnos em uma jornada de trabalho que inicia às 8h e termina às 17h, para alimentar o sistema do governo federal, que reúne informações sobre casos de Covid-19 e outras síndromes gripais de todo o Brasil.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + dezessete =