Conecte-se conosco

Amazonas

Prefeito de Manaus nomeia advogado de sua campanha a comissão que apura ‘fura-fila’ da vacina

O Decreto de nomeação de Helder Pinto dos Santos foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 24.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) nomeou o advogado Helder Pinto dos Santos, que trabalhou em sua campanha eleitoral, como representante de sua coligação partidária junto à Justiça Eleitoral, para membro da Comissão de Apuração e Fiscalização do Plano de Imunização, responsável pela apuração das denúncias de irregularidades cometidas por agentes públicos municipais acusados de furarem a fila da vacinação de Covid-19 na cidade.

O Decreto de nomeação de Helder Pinto dos Santos foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 24, que também dispensa da Comissão, que é vinculada à Controladoria-Geral do Município (CGM), a servidora Roberta Pinto dos Santos.

No final de janeiro, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) pediu a prisão do prefeito David Almeida e da secretária municipal de Saúde, Shadia Hussami Hauache Fraxe, pelos crimes de falsidade ideológica e peculato. Ambos são investigados por supostos desvios da vacina contra o novo coronavírus.

A instauração da Comissão de Apuração e Fiscalização do Plano de Imunização foi anunciada pelo prefeito David Almeida no final de janeiro deste ano, para “ dar mais transparência às ações de vacinação contra a Covid-19 na cidade de Manaus” e foi instituída n Decreto nº 5.015, publicado no dia 26/01.

Segundo a Prefeitura, os integrantes da comissão farão a auditoria das listas de vacinação elaboradas pelas unidades de saúde, órgãos ou entidades vinculadas e a apuração das irregularidades cometidas por agentes públicos municipais na execução do plano de imunização, além da apuração de denúncias do não cumprimento das regras de prioridades e das fases de vacinação.

“Essa comissão vai fazer um trabalho rigoroso para que todas as regras de prioridades e etapas da vacinação sejam cumpridas. Todas as denúncias serão apuradas. Estamos dando toda a transparência para mostrar que estamos engajados na luta contra a Covid-19 e cumprindo o cronograma de imunização, para proteger a população desse vírus, respeitando todas as faixas etárias e categorias de profissionais”, disse o prefeito David Almeida ao anunciar a comissão.

A comissão é composta por integrantes da Casa Civil, Procuradoria Geral do Município (PGM), Controladoria Geral do Município (CGM) e secretarias municipais de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) e Saúde (Semsa).

 

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *