Conecte-se conosco

Amazonas

Pandemia: senador diz que CPI deve apurar se houve omissão dos governos estadual e federal no Amazonas

O parlamentar afirmou que o colegiado poderia começar a expansão pelo estado do Amazonas, cujo governador, Wilson Lima (PSC), é aliado do presidente Jair Bolsonaro.

“É importante que o governo do Amazonas nos responda se houve incentivo às aglomerações, se quando eclodiu a pandemia lá e as pessoas morreram asfixiadas por falta de oxigênio, qual foi o apoio que foi prestado pelo governo federal, se as omissões foram responsabilidade do governo estadual ou do governo federal”.

A frase foi dita pelo autor do pedido de CPI da Covid-19, que deveser instalada pelo Senado Federal após obter 32 assinaturas e uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), em entrevista à CNN Brasil. Ele defendeu que o Amazonas seja o primeiro estado investigado. “Nós teremos no Amazonas um bom ponto de partida para esclarecermos tudo isso”, disse. “Lá foi o epicentro do surgimento da nova cepa, que hoje infectou todo o país”.

Criticado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na conversa divulgada pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Randolfe, que é o líder da oposição no Senado, afirmou que a sua única briga com o presidente é por “vacina no braço”.

“O foco de briga que eu vou ter, e que todos os homens públicos devem ter nesse momento, é ter vacina no braço de todos os brasileiros e ter comida no prato daqueles que estão sofrendo com a fome”, disse o senador.

Randolfe Rodrigues disse que a investigação não seria contra o governador (Wilson Lima), mas para esclarecer fatos. “Se quando eclodiu a pandemia e as pessoas morreram asfixiadas por falta de oxigênio, qual foi o apoio prestado pelo governo federal? Se as omissões que ocorreram foram pelo governo estadual ou do governo federal”, disse. “Comissões parlamentares de inquérito não investigam pessoas, investigam fatos”, deixou claro.

Randolfe Rodrigues afirmou que não vê problemas em uma ampliação de escopo da CPI que propôs, para que esta também investigue as possíveis ações e omissões de governadores e prefeitos que possam ter ajudado a agravar a pandemia. O foco inicial do pedido do senador é o governo federal.

O parlamentar afirmou que o colegiado poderia começar a expansão pelo estado do Amazonas, cujo governador, Wilson Lima (PSC), é aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na proposta inicial da CPI, Randolfe Rodrigues cita os casos de falta de oxigênio em Manaus (AM) em janeiro como assunto principal da comissão.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 4 =