Conecte-se conosco

Amazonas

Pacientes de TFD estão sem dinheiro e sem passagens para retornar ao AM, diz presidente de associação

Segundo a denúncia, agência de turismo não recebeu verba para emitir as passagens aéreas

Foto: Reprodução

Pacientes transplantados estão há mais de uma semana impedidos de retornarem para o Amazonas devido ao Governo do Estado não garantir as passagens aéreas por meio do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). A informação é da presidente da Associação dos Transplantados de Medula Óssea e Leucêmicos do Amazonas (ATMOL-AM),  Jeane Gomes.

A presidente da Associação ressaltou ainda que vários pacientes estão também impedidos de embarcarem para realização de tratamentos fora do estado amazonense em razão do não pagamento por parte do Governo do Amazonas à agência de viagens responsável pela emissão dos bilhetes aéreos.

“Têm pacientes que estão há mais de 8 dias fora do estado em diversos estados, que são  pacientes do Amazonas e não estão conseguindo voltar para casa porque a Tucunaré Turismo, que é a empresa contratada pelo estado para poder fazer a compra dessas passagens, não está emitindo as passagens porque não recebeu. Está desde junho sem receber os valores que o governo deveria pagar. Então, a Tucunaré já falou que não vai emitir mais nenhuma passagem, nem dos pacientes que estão fora para retornar para casa e nem para os pacientes que têm consulta”, informou a presidente, destacando que os pacientes são das mais diversas comorbidades. “São pacientes transplantados de todos os segmentos, de medula óssea, de rins, de fígado, e de outros tratamentos de doenças e a gente está vivendo esse caos”, completou.

Segundo Jeane Gomes, os pacientes não têm a ajuda de custo fora do estado e nem a passagem. Ela reiterou que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) havia garantido que a situação estaria resolvida ainda na última sexta-feira (16/09). “Já tentamos contato, já foram líderes nas SES e na sexta-feira disseram que já estava tudo resolvido. Não está. Essa é problemática que a gente está vivendo; pacientes fora, que sem dinheiro para pagar a estadia e também alimentação. Temos até pacientes que estão passando necessidade mesmo e estamos precisando de ajuda. Os líderes das associações e os outros pacientes estão se juntando, se movimentando para que consiga resolver esse problema o mais rápido possível”, disse a presidente Jeane.

Em um grupo de pacientes, o parintinense João Carlos Pereira relata que está passando necessidade em Jaú (SP). “Sou João Carlos, transplantado de medula óssea. Desde quarta-feira (14/09) estou necessitando de ajuda de custo, pois não trabalho e não recebo nenhum benefício. E está sendo muito difícil ficar esses dias aqui, pois moro de favor em casa dos outros. Hoje, meu almoço foi bolacha, pois estava sem dinheiro para comprar algo digno. E quero ir embora para minha cidade Parintins”, relata o paciente.

Em vídeo publicado nas redes sociais, a mãe de uma paciente identificada apenas como Kelita, disse que aguarda há uma semana pela passagem de retorno para Manaus. “Sou mãe da Elen Rebeca, a minha filha faz tratamento fora de domicílio há seis anos, e venho me expor como mãe. Estou há uma semana aguardando voltar para Manaus, não só eu, como outros pacientes espalhados pelo Brasil. Nós não temos previsão para voltar. Estamos passando por situações difíceis devido à negligência por parte do Governo do Estado. O meu apelo é que comprem nossas passagens e nos levem de volta para Manaus”, apelou a mãe.

 

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 16 =