Amazonas
Operação Catrimani: avião da FAB faz reconhecimento de 83 pontos de garimpo ilegal em terra indígena
Por meio da análise dos pontos de calor gerados nas imagens, a Operação Catrimani II consegue identificar possíveis locais de mineração ilegal em atividade.

A aeronave R-99 da Força Aérea Brasileira (FAB), em apoio às ações do Comando Operacional Conjunto da Catrimani II, realizou, nos dias 27 e 28 de agosto, o reconhecimento de 83 pontos de interesse relacionados ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY). A operação revelou que, dos pontos monitorados, apenas 24 ainda apresentavam indícios de atividade.
A aeronave R-99 utiliza sensores avançados de reconhecimento infravermelho e tem capacidade para operar em condições adversas. Por meio da análise dos pontos de calor gerados nas imagens, a Operação Catrimani II consegue identificar possíveis locais de mineração ilegal em atividade. Nesta ação, foram observados, por exemplo, uma draga, uma pista de pouso reconstruída, uma trilha de quadriciclo e outros pontos que indicam movimentação na área.
Os resultados demonstram a efetividade da operação e da atuação dos órgãos governamentais para combater o garimpo ilegal na TIY. Os pontos onde ainda foram identificados indícios de atividade servirão como referência para o planejamento de novas ações repressivas.
Operação Catrimani II
A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, agências e Forças Armadas, coordenada pela Casa de Governo do Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024. A operação visa atuar de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na TIY.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário