Conecte-se conosco

Amazonas

OPAS envia equipe a Manaus para apoiar ações de controle da COVID-19 no município e no estado do Amazonas

Na manhã desta sexta-feira (15), três especialistas do organismo internacional tiveram um encontro com as autoridades municipais de saúde para fortalecer o protocolo de fluxo assistencial.

Uma equipe da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) está em Manaus, capital do estado do Amazonas, para apoiar as ações de controle da COVID-19 em articulação com a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde do Brasil.

Na manhã desta sexta-feira (15), três especialistas do organismo internacional tiveram um encontro com as autoridades municipais de saúde para fortalecer o protocolo de fluxo assistencial (de pessoas infectadas com o coronavírus SARS-CoV-2) nas unidades de atenção primária de Manaus. Esse trabalho conjunto realizado desde o ano passado incluirá visitas aos estabelecimentos de saúde para discutir os processos de monitoramento de pacientes com COVID-19, o atendimento domiciliar e outras atividades.

Uma equipe ampliada da OPAS se juntará na próxima semana aos profissionais que já estão em campo, com o objetivo de apoiar as ações de vigilância, principalmente em relação ao fluxo de informação e análise de sistemas de informações para COVID-19.

Desde o fim de 2020, a OPAS tem trabalhado com o estado do Amazonas para aperfeiçoar a organização da rede de atenção de urgência e emergência no estado. Nesta semana, uma equipe do organismo internacional colaborou com o centro de comando de operações estadual para identificar soluções relacionadas à falta de oxigênio hospitalar no Amazonas, incluindo o fortalecimento do protocolo para transferência de pacientes a outros estados do país.

Em maio, o organismo internacional ajudou a fortalecer a capacidade de vigilância e laboratório do município de Manaus e do estado do Amazonas na resposta à COVID-19, inclusive com a contratação e treinamento de profissionais de saúde.

Em setembro do ano passado, a OPAS já havia colaborado com as autoridades estaduais de saúde para intercâmbio de experiências nas áreas de vigilância, assistência, laboratório e comunicação de risco.