Conecte-se conosco

Amazonas

No Amazonas, quatro em cada 25 casos confirmados de Covid-19 precisam de internação

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 104 novos casos da doença no Estado, que já soma 23 mortes

Aproximadamente 16% dos 636 casos confirmados de novo coronavírus no Amazonas estão internados. De acordo com o balanço da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) divulgado hoje (7), 104 infectados necessitaram de internação, dos quais 46 se encontram em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O número de mortes no Estado subiu para 23 – quatro a mais do que ontem.

Isso quer dizer que, a cada 25 pacientes com teste positivo para Covid-19, quatro precisam de cuidados hospitalares. Mas o número pode ser ainda maior, uma vez que, segundo a FVS, outras 152 pessoas se encontram internadas com sintomas gripais.

A diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, revelou que, nas últimas 24 horas, foram confirmados 104 novos casos da doença no Amazonas. Segundo ela, todas as 860 amostras que aguardavam análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) até ontem foram processadas, e restam 120 em investigação, registradas entre esta segunda e terça-feira.

Além das 23 mortes confirmadas, outras sete estão sendo analisadas para concluir se foram causadas pelo novo coronavírus.

Do total de infecções confirmadas, 560 estão em Manaus e 76 no interior, notadamente Manacapuru, que já registrou 42 casos, incluindo três mortes. “Manacapuru tem crescimento exponencial. Montamos uma equipe que está se deslocando amanhã para dar apoio ao município”, disse a diretora-presidente da FVS.

Os outros casos estão divididos em Parintins, Itacoatiara, Careiro da Várzea, São Paulo de Olivença, Novo Airão, Iranduba, São Gabriel da Cachoeira, Boca do Acre, Anori, Tonantins e Santo Antônio do Içá – este com três indígenas infectados. A FVS informou que, por um erro, Jutaí entrou na lista dos municípios com testes positivos ontem, mas que todas as notificações referentes à localidade foram descartadas.

O interior não dispõe de Unidades de Terapia Intensiva. De acordo com a chefe do Departamento de Ações de Saúde da Capital, Nayara Maksoud, até o momento, sete pacientes do interior do Estado foram removidos em UTI área para a capital para o tratamento do novo coronavírus. Ainda segundo Nayara, para infectados pela Covid-19, a rede pública dispõe de 69 respiradores no Hospital Delphina Aziz (zona norte), 14 no HPS 28 de Agosto (zona centro-sul), 6 no Platão Araújo e 3 no João Lúcio (zona leste).

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − dez =