Conecte-se conosco

Amazonas

MPs assinam acordo para utilizar programa que investiga e rastreia criptoativos

Software Reactor monitora a atividade de transações digitais

mps-assinam-acordo-para-utiliz

Os Ministérios Públicos do Amazonas (MPAM), do Rio de Janeiro (RJ) e de Santa Catarina (SC) firmaram um acordo de cooperação técnica para o uso do software investigativo Reactor. O documento foi assinado pela procuradora-geral de Justiça do Amazonas (PGJ-AM) Leda Mara Nascimento Albuquerque, pela PGJ-SC Vanessa Wendhausen Cavallazzi e pelo PGJ-RJ Antonio José Campos Moreira.

O acordo entre os MPs foi firmado nesta terça-feira (11/11), durante reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), em Brasília.

O Reactor é um software investigativo da empresa estadunidense Chainalysis para monitorar transações de criptoativos. O programa auxilia na identificação de criminosos que usam criptoativos em atividades ilícitas como: lavagem de dinheiro, financiamento de organizações terroristas, tráfico humano, tráfico de drogas e outras.

O Acordo de Cooperação Nº 082/2025/MP cede aos acordantes licenças temporárias do software e eventuais programas similares desenvolvidos pela Chainalysis, além de treinamento de uso e suporte técnico, visando aprimorar a capacidade investigativa em casos que envolvam transações e fraudes financeiras digitais e criptoativos.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + treze =